Com o codinome NEO, novo PlayStation 4 não vai ter games exclusivos

3 min de leitura
Imagem de: Com o codinome NEO, novo PlayStation 4 não vai ter games exclusivos

Conhecido como PlayStation 4.5 ou 4K, o novo hardware da Sony tem sido alvo de muitos rumores recentes. Adicionando “lenha na fogueira”, o site Giant Bomb publicou na última segunda-feira (18) novas informações sobre a plataforma que, ao que tudo indica, não deve contar com jogos exclusivos.

Com codinome NEO, o novo console deve chegar às lojas por cerca de US$ 399 (R$ 1.441), com um processador semelhante ao do console atual rodando a um clock maior. Além disso, o novo aparelho deve contar com uma GPU mais poderosa e memórias aprimoradas de forma a oferecer um desempenho melhor em jogos e aplicativos.

Segundo os documentos obtidos pela Giant Bomb, o produto deve ter o mesmo HDD da versão atual do aparelho — no entanto, não está claro se isso se refere à sua capacidade de armazenamento ou ao tipo de conexão utilizada. O lançamento aparentemente deve acontecer em outubro deste ano, e as produtoras vão ter que criar jogos que trabalhem com o “Base Mode” (para o PS4 atual) e com o “NEO Mode”, mais adequado às capacidades da plataforma atualizada.

Mais poder gráfico

O hardware mais completo do PlayStation NEO deve permitir que games rodem com taxas de quadro por segundo mais estáveis e ofereçam uma maior fidelidade visual na resolução 1080p. Confirmando rumores anteriores, o dispositivo vai ser capaz de trabalhar com imagens 4K, mas elas não precisam necessariamente ser criadas de forma nativa — indício de que técnicas de upscale devem ser utilizadas.

Os documentos vazados indicam que a Sony vai dar certa liberdade aos criadores de conteúdo para que eles trabalhem com o formato de altíssima resolução. No entanto, a empresa deixa claro que as taxas de quadro por segundo dos games compatíveis devem ser iguais ou superiores àquelas oferecidas pelo PlayStation 4 convencional.

O NEO deve rodar jogos com taxas de quadros por segundo mais estáveis

O NEO não deve servir como um substituto para o console atual, mas sim representar uma alternativa para quem deseja mais poder. Isso significa que ele vai usar as mesmas lojas da PSN, comunidades online e oferecer as mesmas comodidades da plataforma atual — incluindo a biblioteca de títulos que você já adquiriu.

Não deve haver opções especiais ou itens extras para os títulos compatíveis com a novidade

Como forma de manter a comunidade de usuários unida, a fabricante japonesa não vai permitir que desenvolvedores criem games que só rodam no novo video game. A companhia deixa isso explícito ao afirmar que não deve haver opções especiais ou itens extras para os títulos compatíveis com a novidade.

No entanto, embora as experiências para o NEO também estejam restritas aos acessórios já compatíveis com o PlayStation 4, elas têm espaço para ser um pouco melhores. Por exemplo: em um jogo multiplayer, a nova plataforma pode apresentar suporte a oito jogadores, enquanto os donos do PS4 só podem disputar partidas com quatro participantes.

Lançamento ainda sem data

O Giant Bomb afirma que, embora a Sony exija que o suporte às duas plataformas seja incorporado a partir de outubro deste ano, ainda não está claro quando o novo hardware chega às lojas. Além disso, títulos que vão ser lançados em setembro vão ter que receber patches que os tornem compatíveis com os padrões do NEO.

O PlayStation VR deve se beneficiar bastante do novo hardware

A biblioteca atual de jogos pode se beneficiar do novo console, mas isso depende do lançamento de atualizações que tornem isso possível. Embora essa opção deva ser usada por um número restrito de desenvolvedores, ela pode surtir resultados interessantes e ajudar a convencer donos do console atual a fazer um upgrade.

Pelo que é possível entender a partir das informações divulgadas, a Sony deve adotar uma estratégia semelhante ao que acontece no mundo dos smartphones com a revisão de hardware. Embora o lançamento possa deixar alguns donos do PlayStation 4 básico descontentes, ele abre caminho para que a versão atual da plataforma tenha seu preço diminuído, o que deve ajudar a expandir sua base de usuários.

E você, o que pensa sobre o PlayStation 4 NEO? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.