Projetor da Future Labs adiciona interatividade para sua mesa

1 min de leitura
Imagem de: Projetor da Future Labs adiciona interatividade para sua mesa
Imagem: The Verge

Mal o Future Labs surgiu e o programa já está seguindo à toda, trazendo uma série de projetos interessantes. Um dos mais interessantes é uma nova tecnologia de projeção, cujo protótipo foi apresentado pela Sony durante a SXSW, que é capaz de tornar qualquer superfície lisa em uma “mesa interativa”.

A tecnologia por trás desse aparelho consiste em um conjunto de sensores de profundidade e movimento que permite ao dispositivo identificar objetos sobre uma superfície. A partir daí, o projetor dá vida a esses itens, permitindo interações que vão de receber a informação nutricional de um alimento (pense naquela cozinha do futuro da IKEA) a simples brincadeiras para as crianças.

Que tal transformar sua mesa em parte da história?

Para dar um melhor exemplo do funcionamento da tecnologia no entretenimento, a Sony usou um livro de Alice no País das Maravilhas, cujas informações se tornaram muito mais interativas. Além de poder transformar as ilustrações de uma página em personagens que podem ser arrastados por toda a superfície, o projetor é capaz de criar rastros e gerar interações únicas – digamos, por exemplo, encher a mesa de flores quando a figura de Alice é levada até uma xícara de chá.

Não limitando-se às brincadeiras, o projetor, como dito anteriormente, também possui algumas tecnologias interessantes para quem deseja informações específicas. Ao simplesmente colocar o dedo sobre a mesa, por exemplo, o dispositivo consegue trazer o posicionamento dele na superfície e até mesmo mostrar o ângulo de rotação de seu indicador; já ao deixar o dedo a alguns centímetros da mesa, o software exibe uma grade quadriculada com seu projetor.

Com diferentes tipos de toque, o software oferece informações distintas

Antes que você se anime com a ideia de ter essa tecnologia em sua casa em breve, vale avisar que o projeto ainda está em seus primeiros passos, se mostrando ainda bastante limitada. Mas, por mais que ela possa demorar para chegar às nossas casas (ou mesmo nunca saia do estágio de protótipo), não há como negar que o conceito parece extremamente interessante para ter em nossa casa, no futuro.

Você investiria em uma mesa interativa para sua casa? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.