NVIDIA Quadro RTX: a primeira GPU de Ray Tracing do mundo usa Turing

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Após anunciar a nova arquitetura Turing, a NVIDIA revelou ao mundo as primeiras unidades gráficas que devem receber esta novidade, a qual visa revolucionar não apenas o mundo visual em inúmeras aplicações, mas também o trabalho dos artistas e profissionais que buscam formas mais realistas de representação gráfica.

Reveladas pelo fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, durante a SIGGRAPH, as GPUs NVIDIA Quadro RTX 8000, Quadro RTX 6000 e Quadro RTX 5000 são as primeiras a contarem com hardware específico para acelerar a técnica de Ray Tracing, Inteligência Artificial, sombreamento avançado e simulação para profissionais criativos.

Além dessas placas, a fabricante conhecida mundialmente pelas placas GeForce, também anunciou a Quadro RTX Server, uma arquitetura de referência para soluções de estação de trabalho virtuais e de renderização sob demanda e altamente configuráveis a partir do datacenter.

Mais detalhes sobre as Quadro RTX

De acordo com a NVIDIA, as GPUs Quadro RTX são projetadas para uma computação com um "visual mais exigente". Em termos práticos, isso significa que elas vêm para revolucionar as técnicas como as que são usadas na criação filmes, jogos, design automotivo e arquitetônico, além de visualização científica.

Jensen Huang com Quadro RTX

É interessante notar que as novas GPUs Quadro RTX superam a geração anterior com tecnologias inovadoras, incluindo:

  • Novos núcleos RT Cores para ativar Ray Tracing em tempo real de objetos e ambientes com sombras, refrações e reflexos fisicamente precisos.
  • Núcleos Turing Tensor para acelerar o treinamento e a inferência de redes neurais profundas, que são essenciais para viabilizar produtos e serviços aprimorados por AI.
  • Nova arquitetura Turing Streaming Multiprocessor, de até 4.608 núcleos CUDA, que fornecem até 16 trilhões de operações floating point em paralelo a 16 trilhões de operações integradas por segundo  para acelerar a simulação complexa da física do mundo real.
  • Tecnologias avançadas programáveis de sombreamento para melhorar o desempenho de efeitos visuais complexos e cargas de trabalho com uso intenso de gráficos.

Design com NVIDIA Quadro RTX

  • Primeira implementação de memória ultrarrápida Samsung 16 Gb GDDR6 para oferecer suporte a designs mais complexos, conjuntos de dados arquitetônicos massivos, conteúdo de filme de 8K e muito mais.
  • NVIDIA NVLink para conectar duas GPUs com um vínculo de alta velocidade para dimensionar a capacidade de memória de até 96 GB e obter maior desempenho com até 100 GB/s de transferência de dados.
  • Suporte de hardware para USB Type-C e VirtualLink, um novo padrão aberto do setor sendo desenvolvido para atender às demandas de potência, exibição e largura de banda dos óculos de VR da nova geração com um conector USB-C único.
  • Novas e aprimoradas tecnologias para melhorar o desempenho de aplicativos de realidade virtual, incluindo sombreamento de taxa variável, renderização de múltiplas visualizações e áudio VRWorks.

NVIDIA Quadro RTX 8000

Especificações NVIDIA Quadro RTX 8000

  • Memória: 48 GB
  • Memória com NVLink: 96 GB
  • Ray Tracing: 10 GigaRays/segundo
  • CUDA Cores: 4.608
  • Tensor Cores: 576

Especificações NVIDIA Quadro RTX 6000

  • Memória: 24 GB
  • Memória com NVLink: 48 GB
  • Ray Tracing: 10 GigaRays/segundo
  • CUDA Cores: 4.608
  • Tensor Cores: 576

Especificações NVIDIA Quadro RTX 5000

  • Memória: 16 GB
  • Memória com NVLink: 32 GB
  • Ray Tracing: 6 GigaRays/segundo
  • CUDA Cores: 3.072
  • Tensor Cores: 384

Aos interessados, vale mencionar que as GPUs Quadro RTX estarão disponíveis a partir do quarto trimestre no site da NVIDIA.

O que você achou destas novas placas da NVIDIA? Será que elas são o primeiro passo de uma geração de GPUs que vai revolucionar o mundo gráfico que conhecemos? Teremos um novo mundo de jogos baseado na arquitetura Turing? Continue ligado no The Hardware Show e no TecMundo!

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