7 atitudes para ter mais sucesso na vida profissional

3 min de leitura
Imagem de: 7 atitudes para ter mais sucesso na vida profissional
Imagem: Caput Consultoria - YouTube

Todo mundo que entra no mercado de trabalho ou que acaba de se aventurar em uma nova área está atrás de sucesso. Afinal, quem não busca isso acaba se tornando apenas “mais um tijolo na parede”, o que não é bom para ninguém. Por isso, separamos sete atitudes que um profissional de sucesso precisa ter, de acordo com Jeff Haden, da Inc.

1. Não dá para fazer tudo em um dia só. Mas você consegue dar sempre um pequeno passo!

Todos nós temos planos, objetivos, ideias etc. Contudo, você não consegue nada até que concretize tudo isso. Todos os dias, as pessoas deixam de fazer coisas construtivas em suas vidas pessoais e profissionais por conta de incertezas e hesitação. Para não deixar isso tomar conta de você, escolha um objetivo, uma ideia ou um plano e faça de tudo para tirar isso do papel ou do plano das ideias. Corra atrás até dar certo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

2. Faça o que ninguém mais quer fazer

Se você está em um campo com muita concorrência ou supersaturado de profissionais praticamente iguais a você, a saída é “se diferenciar do rebanho”. Para isso, você terá que fazer o que ninguém mais quer fazer. Não importa quão simples ou complexa, escolha uma coisa que os outros não estão dispostos a por em prática e coloque você mesmo isso para funcionar. Na primeira semana, você será o diferente, no primeiro mês você será especial. Despois de um ano, você será incrível e definitivamente diferente do resto daquele pessoal engessado.

3. Aprecie o trabalho de quem não é reconhecido

Muita gente tem trabalhos que não requerem muito talento ou criatividade, mas sim empenho e método. Se você já esteve em uma área sdessas, deve saber o quão frustrante ou sufocante uma função assim pode ser. Portanto, mostre que você aprecia o trabalho da faxineira, do entregador, do porteiro etc. Sorria quando falar com esses profissionais e agradeça de verdade, não apenas por educação. Com isso, você ganha um tipo de respeito admirável e ainda torna o dia dessas pessoas mais agradável.

4. Ouça mais do que você fala

Uma pessoa realmente segura de si ouve mais do que fala, afinal, ela não tem necessidade para externalizar seus conhecimentos, pensamentos e convicção. Portanto, fale apenas quando achar realmente necessário, e nunca faça isso para se sentir superior a outra pessoa. Todo mundo percebe quando alguém faz isso, o que acaba gerando uma situação de desconforto ou mesmo de resistência a tudo o que você falará adiante.

5. Não se frustre com a falta de perfeição

Profissionais muito obstinados com a perfeição em tudo o que fazem podem acabar tendo uma vida realmente miserável, sem uma gota de felicidade. É preciso aceitar que nenhum produto ou serviço será perfeito, não importa o quanto você e sua equipe trabalhem. Sempre haverá alguma coisa a ser melhorada, e isso pode ir mudando com o tempo. Por isso, dê-se por satisfeito quando chegar o momento em que seu trabalho estiver feito com qualidade e maestria. O bom profissional sabe exatamente quando consegue tal feito. Tente ser mais perceptivo para isso.

6. Dê o seu melhor

Apesar de ser impossível alcançar a perfeição pelo simples significado do termo, é possível sim sempre fazer um pouco melhor do que você fez antes. Tente sempre superar você mesmo e, com isso, evolua profissionalmente e pessoalmente.

7. Tenha um tempo para você

Com toda essa busca por superação ou perfeição, sua vida pode acabar ficando chata e sem graça, uma vez que se tornar muito obstinado com o trabalho pode implicar negativamente em sua vida pessoal. Portanto, é de importância vital ter um tempo para relaxar, descansar a mente e aproveitar um pouco do que você realmente gosta de fazer além do trabalho.

Quais ferramentas podem me ajudar a me tornar um profissional de sucesso? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.