O mercado internacional de smartphones está passando por uma transformação bem interessante. De acordo com fontes ligadas às indústrias de semicondutores, a demanda por aparelhos de entrada (tanto 3G quanto 4G) tem caído bastante e isso está sendo percebido principalmente nos mercados emergentes — América do Sul, leste europeu, sudeste da Ásia, África e Oriente Médio.

De acordo com o que analistas disseram ao DigiTimes, uma razão bem forte para essa mudança é o fato de o dólar estar sendo muito valorizado frente às moedas nacionais — como o real brasileiro, pesos mexicanos e várias outras. Com isso, os aparelhos de entrada tiveram seus preços aumentados e perderam o seu grande diferencial.

Para conseguir ampliar as margens, as fabricantes estariam buscando formas de aumentar o valor médio de venda dos produtos. Ou seja: há grandes chances de que vejamos as empresas mudando o enfoque dos dispositivos de entrada para modelos mais caros — como os intermediários e também os de alto desempenho.

Ainda é cedo para dizer se o mercado de entrada vai ser totalmente extinto ou se ele vai tomar outros rumos, mas é certo que o comércio está caminhando para uma reformulação do que são os aparelhos mais populares. Será que os intermediários podem se tornar os smartphones mais acessíveis em breve?

Cupons de desconto TecMundo: