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Segurança

Google quer criar ferramenta de rastreamento que substituirá os cookies

O AdID da gigante das buscas pode significar maior privacidade aos usuários, mas assusta quem acredita em teorias da conspiração

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

schedule18/09/2013, às 09:40

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Imagem de Google quer criar ferramenta de rastreamento que substituirá os cookies no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Drinks Business)

Se alguma vez você já encarou a repetitiva tarefa de acelerar um pouquinho o computador da sua mãe, então é provável que esteja familiarizado com a rotina de limpar pastas e aceitar ou excluir cookies. O fato é que esses pequenos arquivos são uma das partes mais arcaicas da internet que ainda utilizamos nos dias de hoje. Por pouco tempo, no que depender da Google.

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De acordo com uma reportagem do USA Today, a gigante das buscas está desenvolvendo seu próprio sistema de rastreamento das atividades online de cada pessoa. O sistema, que foi identificado como AdID, substituiria os cookies HTTP de terceiros e forneceria informações as anunciantes e redes de venda de propagandas online que aceitassem o conjunto de orientações e controles de privacidade da empresa.

A Google não se pronunciou publicamente sobre o assunto, mas disse ao The Verge por email que está trabalhando para melhorar os atuais sistemas de rastreamento. “Acreditamos que aprimoramentos tecnológicos podem aumentar a segurança dos usuários ao mesmo tempo em que garantem que a web continue economicamente viável. Nós e alguns outros temos alguns conceitos nessas áreas, mas todos ainda estão em estágios iniciais”, disse a empresa.

O que está por vir

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Durante os próximos meses, a companhia deve entrar em contato com representantes da indústria da propaganda, reguladores governamentais e grupos de consumidores. A nova tecnologia deve permitir que quem está na internet limite o rastreamento de anúncios e até mesmo bloqueie firmas de coleta de dados específicas por meio de novas configurações de navegador.

A gigante das buscas está também considerando permitir que o sistema restaure os parâmetros dos browsers automaticamente uma vez por ano. Outra possibilidade é que os usuários possam criar múltiplos perfis AdID para utilizar em sessões de navegação que queiram manter ainda mais privadas do que o comum.

Embora a novidade seja um prato cheio para adeptos de teorias da conspiração, já que significaria que a companhia que lidera o mercado de anúncios online também controla o rastreamento de dados, a medida parece fornecer um controle muito mais forte aos usuários do que atualmente é possível. Resta agora aguardar o desenvolvimento e ver no que dá.