Ler todos os termos de privacidade que você assina levaria um mês de trabalho

1 min de leitura
Imagem de: Ler todos os termos de privacidade que você assina levaria um mês de trabalho

(Fonte da imagem: Reprodução/The Cost of Reading Privacy Policies)

Você pode marcar todas as caixas que os cadastros exigem, mas convenhamos: você provavelmente não lê nem metade do que está escrito nos termos de privacidade. Pode ser pela extensão do conteúdo ou pela linguagem jurídica, mas você possivelmente passa reto pela burocracia toda e parte logo para a próxima etapa.

Para provar que os usuários ainda não se conscientizaram da importância de manter dados pessoais sempre seguros, Aleecia M. McDonald e Lorrie Faith Cranor divulgaram uma pesquisa que mostra o tempo médio usado para a leitura dos termos de privacidade nos mais variados tipos de cadastro.

Segundo os cálculos das pesquisadoras, grande parte dos textos de polÍtica de privacidade começa em 144 palavras, podendo chegar até 7.669. Com isso, a média foi calculada em 2.500 palavras. Levando em conta um ritmo de padrão de leitura de 250 palavras por minuto, isso faria com que a maior parte das políticas de privacidade leve algo entre oito a dez minutos para ser lida.

Assim, a média anual de tempo de leitura com termos passaria das 250 horas, o que representa impressionantes 30 dias de trabalho por ano somente para a leitura dos termos. Isso faz com que seja praticamente impossível ler absolutamente tudo o que antecede o uso de serviços online.

Fontes: BoingBoing, The Cost of Reading Privacy Policies

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.