Ficou mais caro? Pesquisa do Zoom mostra a verdadeira variação dos preços

1 min de leitura
Imagem de: Ficou mais caro? Pesquisa do Zoom mostra a verdadeira variação dos preços

O brasileiro – infelizmente – já está acostumado a ver o aumento abusivo no preço de bens e produtos. Com a alta do dólar, esse quadro tende a se tornar ainda mais desfavorável para alguns equipamentos eletrônicos e outros itens específicos. Porém, como saber verdadeiramente qual foi o comportamento dos valores durante determinado período?

O Zoom, site comparador de preços, passou com exclusividade para o TecMundo uma tabela muito interessante que mostra exatamente isso: a variação da quantia a ser paga para alguns eletrônicos selecionados. Essa lista levou em conta apenas os valores praticados entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, destacando também a mudança em porcentagem entre cada período. Confira, a seguir, os produtos analisados:

Dos 21 produtos analisados, 10 apresentaram aumento de preço, sendo que em um deles – o Smartphone LG Joy H222TV 5,0 MP 2 Chips 4GB Android 4.4 (Kit Kat) 3G Wi-Fi – o acréscimo foi de 50%. Nove itens tiveram redução de valor nesse período, com destaque para o smartwatch LG Watch Urbane W150, que teve uma queda de 56%. Dois itens da lista não apresentaram mudanças.

Além dessa tabela com a variação entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, o Zoom realizou um estudo com a média dos preços do ano passado comparada com a média atual. Para essa segunda lista, também foi considerado o mesmo período para a análise. Confira:

Agora, nessa segunda análise, dos 21 itens listados, 13 apresentaram aumento no valor de acordo com o Zoom. Do outro lado da moeda, apenas três produtos tiveram uma redução no preço médio no período e oito não tiveram variação significativa.

.....

O que você acha dessa variação de preço entre outubro de 2015 e agora? Acredita que houve um aumento significativo praticado pelo mercado? Ou os números flutuaram de forma justa e conforme o acréscimo no salário do trabalhador brasileiro? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

Você acha que os bens e produtos ficaram muito mais caros em 2016? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.