Efeitos de transição no PowerPoint 2010

A cada nova versão do Office a Microsoft surpreende com algumas novidades. O PowerPoint 2010 pode ter o visual praticamente igual ao seu antecessor, mas conta com recursos que vão deixar as apresentações mais dinâmicas e bonitas, sem que para isso o usuário tenha mais trabalho.

Falaremos neste artigo sobre os efeitos de transição, uma novidade da nova versão do PowerPoint. O programa conta com vários efeitos diferentes e uma simples combinação pode deixar uma apresentação com ar mais profissional ou descontraído, dependendo apenas da criatividade do usuário.

Transições

Primeiramente você precisa acessar a guia “Transições”. O ideal é que você dedique tempo a estas configurações somente após finalizar a apresentação, afinal as transições são simples complementos. Para que funcionem bem você deve ter os slides prontos, evitando repetição de efeitos escolhidos.

Transições no PowerPoint

Para aplicar uma transição você precisa selecionar o slide ao qual ela será usada e então dar um duplo clique sobre a escolhida para que ela entre em vigor. Note que quando você ativa uma transição, um pequeno desenho de uma estrela surge embaixo do número do slide.

Transição adicionada

Vale lembrar que quando você clica sobre uma transição é possível ver um exemplo dela na prática, uma prévia do que constará na sua apresentação de slides caso opte por aquele efeito. O PowerPoint 2010 conta com dezenas de opções diferentes e este recurso é bastante semelhante aos existentes em editores de vídeo.

Transição colmeia

Eles dão às apresentações de slides uma excelente característica, permitindo ao usuário fugir da transição “seca” de uma tela para outra. Com os efeitos de transição você pode fazer com que os slides se dissolvam, sejam folheados, transformem-se em quadrados, ganhem efeito de colmeia e muito mais.

Cada transição conta ainda com uma série de opções que dá a ela novas possibilidades. Você pode escolher itens como direção e posição da mudança.

Opções de transição

A criatividade aqui é o que manda. Vale lembrar, porém, que bom senso nunca é demais. Deixar uma apresentação carregada de transições mirabolantes pode não combinar com a seriedade exigida em alguns casos. Analise bem tudo o que vai usar para não criar um verdadeiro “coquetel” de efeitos diferentes.

Contudo, quando for possível, nada melhor do que uma variadede de efeitos diferentes para dar ainda mais destaque à apresentação em determinados slides. É importante sempre criar apresentações claras e condizentes com o público para o qual elas serão exibidas.

Cupons de desconto TecMundo: