Com incentivos da Zona Franca, Positivo leva toda sua produção para Manaus

1 min de leitura
Imagem de: Com incentivos da Zona Franca, Positivo leva toda sua produção para Manaus

A Positivo Informática anunciou oficialmente que está transferindo toda a sua linha de produção de Curitiba para Manaus. O processo de transferência começou um ano atrás, quando computadores e tablets da companhia passaram a ser produzidos no estado do Amazonas.

Agora, até mesmo a produção de celulares, baterias e placas será realizadas na Zona Franca de Manaus. O site do Jornal Tribuna do Paraná relembra que a planta de Ilhéus (Bahia) também foi transferida para Manaus recentemente. Ou seja: 100% das linhas vão ficar alocadas no Norte do país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a empresa, este movimento está sendo realizado por causa de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, que devem fortalecer o caixa da Positivo Informática nos próximos anos. Um dos grandes destaques disso fica com o imposto na compra de insumos de produção — que agora poderá ser pago diretamente na venda dos produtos acabados, reduzindo os custos de produção.

Há informações de que a companhia conseguiu monetizar cerca de R$ 60 milhões com esses novos tributos até o mês de novembro. Com a transferência completa, estima-se que os próximos anos apresentem números ainda melhores para os acionistas da Positivo.

Funcionários vão junto

A Positivo Informática revelou que parte dos funcionários está sendo transferida junto com as linhas de produção. Mesmo assim, também há informações de que a companhia quer reduzir os gastos com pessoal e isso deve refletir em demissões na sequência.

O TecMundo conseguiu conversar com um funcionário da Positivo Informática e ele nos informou que estão sendo apresentados planos de demissão voluntária para os funcionários que não querem ser transferidos — mas é provável que isso não atenda à totalidade dos números que querem ser atingidos pela fabricante.

Quantum vai junto

Nós conversamos também com a assessoria de imprensa da Quantum e nos foi informado que a linha de produção dos smarpthones da marca também vai ser levada para Manaus.

Curitiba continua?

Como já dissemos, as linhas de produção da Positivo vão ser 100% transferidas para Manaus. Porém, os escritórios administrativos da empresa continuam em Curitiba — cidade em que a companhia foi fundada.

.........

O que você acha desta transferência de fábricas da Positivo Informática?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.