menu
Logo TecMundo
Ciência

Empresas de tecnologia contrataram palestras de Lula; veja quais

LG e Microsoft estão entre as companhias que solicitaram serviços do ex-presidente

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule19/08/2015, às 06:17

Fonte:

Imagem de Empresas de tecnologia contrataram palestras de Lula; veja quais no tecmundo

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva enfrente atualmente uma polêmica que também se alongou para a área da tecnologia. Várias companhias do setor contrataram o serviço de palestras do político do PT durante 2011 e 2015 — e esse tipo de contrato é um dos atuais alvos de denúncias relacionadas ao partido.

De acordo com a revista "Veja", Lula recebeu R$ 27 milhões por palestras, sendo que R$ 9,85 milhões desse total foram de companhias atualmente investigadas pela Operação Lava-Jato. O Instituto Lula não divulgou os valores cobrados ou recebidos, mas emitiu uma lista com as contratantes.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

São vários os nomes do setor de tecnologia que contrataram as palestras. Entre eles, as fabricantes e gigantes da área LG e Microsoft. É claro que a simples citação das companhias não significa qualquer tipo de irregularidade nos contratos: a informação é apenas uma curiosidade e o máximo que pode acontecer é cada uma das companhias ter que se explicar sobre o serviço prestado pelo ex-presidente.

Empresas de setores de telecomunicações, construções, comércio e até do ramo alimentício também contrataram palestras de Lula. Você pode conferir a lista completa de 41 instituições por este link.

A empresa responsável pelas contas de Lula aparentemente teve o sigilo quebrado, resultando na divulgação de alguns valores. Foi isso que levou o Instituto a soltar a lista de contratantes — algo que , como destaca a Folha de S. Paulo, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca fez.