A Receita Federal publicou um comunicado oficial nesta segunda avisando os contribuintes sobre mensagens falsas supostamente enviadas por ela que circulam pela internet. De acordo com o texto, o órgão não envia email para seus contribuintes e toda e qualquer comunicação realizada por este meio é um engodo.

“A Receita Federal adverte que não envia e-mail ao endereço eletrônico dos contribuintes, tampouco remete correspondências solicitando a regularização de dados cadastrais. Desta forma, esclarecemos que não foi enviada a correspondência denominada 'Intimação Eletrônica de Débitos', recebida via e-mail por alguns contribuintes.

As mensagens foram enviadas por falsários que, em nome da Receita Federal, tentam extrair dados fiscais, bancários ou de outra natureza, com finalidades escusas. Muitos contribuintes têm denunciado o recebimento, via correio ou e-mail.”

O aviso da Receita diz que diversas tentativas de fraude eletrônica são identificadas todos os anos. Por isso, o alerta: o internauta precisa estar atento para não colocar em risco a segurança de seus dados fiscais, bancários e cadastrais, bem como dos arquivos de seu computador.

O órgão esclarece, uma vez mais, que não envia mensagens por email sem o consentimento do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazerem isso em seu nome. Segundo a Receita, "o contribuinte deve ignorar esse tipo de mensagem, excluindo-a imediatamente, sem abrir arquivos anexos ou acionar links para endereços da internet". A única forma de se comunicar oficialmente com o órgão é através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), acessível pelo site www.receita.fazenda.gov.br.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar o site ou usar o Receitafone (número 146).

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