Maioria prefere denunciar corrupção em redes sociais do que ir à polícia

1 min de leitura
Imagem de: Maioria prefere denunciar corrupção em redes sociais do que ir à polícia

Quem é mais eficiente no combate à corrupção: as redes sociais ou a polícia? De acordo com uma pesquisa divulgada pela Ericsson, mais da metade dos residentes de São Paulo acredita que um post no Facebook ou Twitter tem mais impacto do que chamar a polícia.

Para realizar a pesquisa, a empresa conversou com mais de 5 mil donos de smartphones Android e iOS em 10 metrópoles do mundo: São Paulo, Cidade do México, Chicago, Nova York, Joanesburgo, Londres, Berlim, Moscou, Sydney e Tóquio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como comparação, a média mundial de pessoas que confiam mais em plataformas online do que órgãos de polícia do governo é de 37%. Em São Paulo, 51% dos moradores são descrentes da eficiência no combate à corrupção por meio de instituições. No topo, apenas os mexicanos são mais descrentes, com 63%.

Em entrevista ao G1, Júlia Casagrande, gerente de marketing da Ericsson na América Latina, comentou o resultado: "Eu acho que isso demonstra que a gente está com um pouquinho de desconfiança. A gente se sente mais seguro denunciando de forma informal do que formal. Achamos que, já que não vai acontecer nada, postando, pelo menos, conseguimos mostrar para algumas pessoas o que aconteceu".

A Ericsson acredita que uma das causas é a cultura do compartilhamento. Hoje, praticamente tudo o que é feito ou visto é repassado nas redes sociais. Ainda, 54% dos paulistanos acreditam que as ferramentas digitais criaram novas oportunidades para revelar comportamentos ilícitos.

Como denunciar 

Se você quer denunciar um caso de corrupção, existem vários meios — além das redes sociais — para isso. Além de contatar os órgãos de polícia (como a Polícia Federal), existe o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o Movimento do Ministério Público Democrático e a Controladoria-Geral da União.

No âmbito dos aplicativos, existe o City Cop. Ele forma um mapa e permite que os usuários marquem ocorrências que vão desde roubos, tráfico de drogas e até denúncias de corrupção.

Caso você queira ter alguma denúncia apurada ou tenha alguma dica quente, é possível enviar uma mensagem para o TecMundo investigar. Basta acessar essa página ou clicar no ícone de "lâmpada", no canto superior direito do menu em nosso site.

Qual é a forma mais eficiente de denúncia? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.