Pokémon GO ultrapassa 75 milhões de downloads, mas começa a perder força

3 min de leitura
Imagem de: Pokémon GO ultrapassa 75 milhões de downloads, mas começa a perder força

Lembra que, aproximadamente duas semanas atrás, noticiamos que Pokémon GO já havia sido baixado mais de cinco milhões de vezes no Android? Esqueça esse número, pois o título que dá ao jogador a possibilidade de caçar as criaturinhas no mundo real alcançou outra marca: a de 75 milhões de downloads. A informação é do site da Sensor Tower, empresa de análise de mercado.

Vale mencionar, a marca acima contabiliza tanto a versão para Android quanto a destinada ao iOS, e o título está disponível apenas em 32 dos mais de 100 países nos quais a App Store e a Google Play operam. Além disso, nas nações em que já está acessível na loja dos dispositivos da Apple, ele já se tornou o número 1 tanto em downloads quanto em receita, incluindo nessa relação França e Hong Kong, onde foi lançado recentemente.

Pokémon GO precisou de apenas 19 dias para superar a marca de 50 milhões de downloads

Outro detalhe mencionado é que, de acordo com um levantamento feito pela empresa supracitada, Pokémon GO precisou de apenas 19 dias para superar a marca de 50 milhões de downloads. Repare que ele conseguiu essa marca em um tempo muito menor que outros títulos de sucesso, como Color Switch, Slither.io, Candy Crush Jelly Saga e outros.

Veja a seguir a tabela com os jogos que ultrapassaram a marca de 50 milhões de downloads, baseado em dados obtidos na Google Play:

Gráfico acima mostra alguns dos jogos que ultrapassaram a marca de 50 milhões de downloads na Google Play

O outro lado da moeda

Se por um lado Pokémon GO pode comemorar o aumento no número de downloads, talvez o mesmo não possa ser dito da quantidade de usuários. Segundo uma estimativa da empresa SurveyMonkey, o jogo alcançou seu pico de usuários nos Estados Unidos em 14 de julho, quando viu 25 milhões de usuários. Porém, nos dias que vieram posteriormente esse montante já diminuiu cinco milhões.

Há alguns pontos que podem explicar essa diminuição no número de jogadores. Um deles é o fato de que os servidores do jogo ficaram instáveis em alguns dias, muitas vezes nos poucos horários em que algumas pessoas podiam acessar o game. Além disso, houve reclamação de que o título vai se tornando mais difícil conforme você avança, o que pode servir como um balde de água fria para quem não quer investir horas e mais horas nessa aventura.

Outro detalhe é que o game de Pikachu e companhia também está incompleto e possui apenas 10% de todo o conteúdo planejado. Com isso, é possível deduzir que as opções são um pouco limitadas para aqueles que já se divertem com o título.

Mesmo sem estar com todo o seu conteúdo disponível, acreditamos que muitos jogadores não vão se importar em acessar apenas uma parte daquilo que está planejado para o título

No que diz respeito ao número de downloads, até o momento há relatos de que ele foi mais baixado em 7 de julho, dia em que ficou acessível nos primeiros mercados.

Números ainda devem aumentar mais

Ainda segundo a SuperMonkey, Pokémon GO está longe de cair no esquecimento do público, ainda mais se levarmos em consideração que ele não está presente em alguns mercados, incluindo nessa relação o Brasil (será que esse cenário vai mudar no próximo domingo (31)? Há rumores de que o game pode ser lançado em terras tupiniquins neste dia). Por conta disso, o número de downloads ainda deve aumentar bastante.

Aliás, você sabia que há um canal para você ficar por dentro de tudo que está relacionado ao universo Pokémon GO? Trata-se da página Elite Pokémon GO no Facebook, e você pode acessá-la clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.