Muitos aplicativos contém configurações que são estipuladas uma única vez, ao acessar suas funções ou simplesmente executar o programa pela primeira vez. No Windows Media Player do Vista isso acontece quanto às atualizações nos álbuns e músicas feitas através da Internet.

No entanto, uma falha do aplicativo neste âmbito é que se você negou a opção ao iniciá-lo anteriormente, é possível que as opções estejam desabilitadas na interface comum do aplicativo. Neste caso, é necessário mexer no registro do Windows para consertar o problema.

Começando

Para conferir se você realmente precisa acessar o registro para consertar o problema, acesse “Mais Opções...”, clicando em qualquer menu de contexto de uma das abas do WMP. Depois, em “Privacidade”, as duas primeiras alternativas devem estar habilitadas, como na foto abaixo. Caso contrário, siga os seguintes passos para contornar a situação:

1.    Digite “regedit” na barra de pesquisa do menu iniciar, acessando a função de editor de registro.

2.    Acesse a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\WindowsMediaPlayer

Caso a chave WindowsMediaPlayer não exista, é possível criá-la clicando na pasta com o botão direito do mouse. Lembre-se de usar exatamente este nome para a chave. Se ela não existia, será necessário criar também os dois parâmetros referentes às funções desabilitadas no WMP. Para isso, siga os seguintes passos:

1.    Clique sobre a nova chave que você acabou de criar, acessando Novo>Valor DWORD (32 bits).

2. Crie um valor de nome PreventCDDVDMetadataRetrieval e outro denominado PreventMusicFileMetadataRetrieval.

Se os valores já estiverem criados corretamente no seu registro, basta mudar os seus respectivos valores para zero, acessando a opção “Modificar”, com um simples clique no botão direito do mouse sobre cada um dos parâmetros.

O resultado final deve ser assim.

Desta forma, as opções para atualização automática de álbuns e musicas no seu Windows Media Player estará novamente habilitada. É uma pena que desenvolvedores de aplicativos tão bem conceituados esqueçam de pequenos aspectos simples, mas que fazem a diferença para muitos usuários.

Cupons de desconto TecMundo: