A caça às bruxas dos direitos autorais nos Estados Unidos continua e a “vítima” mais recente foi o Sharebeast.com, considerado o maior site de compartilhamento ilegal de músicas daquele país. Desde sexta-feira passada (11), quem visita o domínio se depara com a imagem abaixo, com os brasões do Departamento de Justiça dos EUA, do FBI e do Centro de Coordenação de Direitos de Propriedade Intelectual Nacional.
Abaixo dele, um texto explica que o endereço eletrônico foi derrubado pelo FBI em cumprimento a um mandado judicial, além de explicitar qual a pena para quem, propositalmente, infringe as leis americanas de direitos autorais.
Nossos vídeos em destaque
Cary Sherman, CEO da Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA, na sigla em inglês), divulgou um comunicado à imprensa sobre o assunto. A nota dizia que “Essa é uma grande vitória para a comunidade musical e para os serviços legítimos de música. Sharebeast operava com flagrante desrespeito aos direitos dos artistas e selos musicais, enquanto minava o mercado legalizado”.
)
Outros sites relacionados diretamente com o Sharebeast, como albumjams.com e mp3pet.com, também foram desativados pela justiça americana. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos mencionou sobre o caso que a RIAA já havia feito mais de 100 mil denúncias a respeito da ilegalidade na distribuição de arquivos feita pelo domínio. Na época da Copa do Mundo de Futebol de 2014, a FIFA solicitou o bloqueio do site, que também exibia os jogos em streaming de forma ilegal.
Qual sua opinião em relação à derrubada de sites que distribuem filmes, músicas e arquivos gratuitamente na internet? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)