O jovem britânico Callum Haywood pode estar prestes a pagar caro por se envolver na criação de sites, serviços e ferramentas que ajudaram as pessoas a acessarem sites de torrente como o PirateBay e o KickassTorrent. De acordo com o site TorrentFreak, Haywood pode ter que passar mais de quatro décadas na prisão, por violar as leis contra fraude no Reino Unido.

Haywood era especialmente conhecido pela criação da ferramenta Immunicity, que permitia ao público do país acessar diversos sites de torrent – cujo acesso é normalmente bloqueado por lá. O jovem também tem seu nome relacionado a diversos outros sites de proxy, que basicamente serviam de cópia para o conteúdo original de vários portais famosos por seu conteúdo pirata.

Vale notar que a prisão de Haywood por seu envolvimento com a criação desse tipo de ferramenta foi feita em 2014; só agora, no entanto, a lista de acusações foi formalmente revelada. Se julgado como culpado para todas elas, o jovem poderá receber até 44 anos de cadeia por seus crimes.

O site pirateverse.info é outra das principais criações de Callum Haywood

Mesmo sem participar diretamente na operação dos sites os quais fez parte da acusação, Haywood acabou por ser o primeiro na história do país a ir a tribunais por atos como esse. O jovem nega ter cometido qualquer crime, por sua vez.

Com isso, resta aguardar o julgamento de Haywood na corte, cuja audição preliminar ocorrerá no dia 21 de abril, para sabermos o resultado desse caso.

Você acha que leis mais punitivas são a solução contra a pirataria? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: