Seleção: Visualizadores de Imagens

7 min de leitura
Imagem de: Seleção: Visualizadores de Imagens

Atualmente, devido à evolução da internet com os mais variados tipos de páginas pessoais e redes sociais, há uma grande demanda por programas para trabalhar com imagens. E, como sempre é esperado, em resposta a isso, também há no mercado uma ampla gama de ferramentas existentes que fazem algum tipo de tratamento ou conversão de imagens.

Porém, muitos destes programas não são o que se pode chamar de simples e intuitivos, causando confusão em seu uso ou na manipulação dos recursos existentes. Caso o que você precise seja apenas um programa para visualizar imagens e aplicar tratamentos e efeitos simples ou montar apresentações de slides, é sempre bom dar uma conferida em alguns aplicativos mais leves e com recursos mais enxutos como os visualizadores de imagens.

Abaixo, segue uma seleção de visualizadores, muitos deles trazendo os recursos mais simples, comuns e fáceis de se utilizar dos editores, para você que não precisa de tantos recursos, mas ainda assim gosta de dar um tratamento especial para as suas mais variadas imagens.

Picasa

Edição, organização e compartilhamento fazem deste aplicativo um grande destaque.O Picasa está com uma versão cheia de inovações que faz dele um aplicativo completo para visualização de fotos e imagens. Além disso, ele possui diversas ferramentas úteis para editar, organizar e gerenciar arquivos de imagem do computador.

As ferramentas de edição possuem os métodos mais avançados para automatizar o processo de correção de imagens. No caso de olhos vermelhos, por exemplo, o programa consegue identificar e corrigir todos os olhos vermelhos da foto automaticamente sem precisar selecionar um por um. Além disso, é possível cortar, endireitar, adicionar textos, inserir efeitos, e muito mais.

Filtros avançados para selecionar apenas o que interessa.Um dos grandes destaques do Picasa é sua poderosa biblioteca de imagens. Ele possui um sistema inteligente de armazenamento capaz de filtrar imagens que contenham apenas rostos. Assim você consegue visualizar apenas as fotos que contém pessoas.

Depois de tudo organizado em seu computador, você pode escolher diversas opções para salvar e/ou compartilhar suas fotos e imagens com amigos e parentes. Isso pode ser feito gravando um CD/DVD ou enviando via Web. O programa possui integração com o PicasaWeb, o qual possibilita enviar um álbum inteiro pela internet em poucos segundos.

IrfanView

IrfanViewO IrfanView  é um visualizador de imagem muito leve e com uma interface gráfica simples porém otimizada e fácil de utilizar, mesmo para quem não tem familiaridade com este tipo de programa. Ele também dispõe de alguns recursos simples de editor. Com ele é possível fazer operações como copiar e deletar imagens até o efeito de remoção de olhos vermelhos em fotos. O programa oferece alternativas para aplicar efeitos como texturas e alteração de cores em sua imagem por meio de apenas um clique.

Conta ainda com recursos para montar slideshow, permitindo escolher quanto tempo o programa terá de intervalo entre a mudança das imagens, ordem de exibição (inclusive aleatória), inserção de música e textos (que podem ser uma espécie de legenda ou mensagem) nas apresentações. Este recurso conta também com opções de salvar no disco rígido ou gravar para um CD.

Outra ferramenta interessante é um conversor de imagem, fornecendo uma série de opções para o formato de saída dela. Há, ainda, opções para renomear os arquivos, além de escolher a pasta na qual eles serão salvos temporariamente. Além disso, ele possui diversas outras funções como separar cada frame de imagens no formato GIF e aplicar imagens visualizadas diretamente como papel de parede da área de trabalho ou mudar as propriedades de qualquer foto ou ilustração.

FastStone Image Viewer

FastStone Image ViewerO FastStone Image Viewer  é um programa que além de ser um visualizador de imagens, apresenta diversos recursos integrados, de forma que você pode executar várias tarefas com ilustrações sem a necessidade de instalar outros programas. Suporta todos formatos populares de imagens, tais como: BMP, JPEG, JPEG 2000, GIF, PNG, PCX, PSD (formato Photoshop), TIFF, WMF, ICO e TGA.

Com ele você tem acesso a recursos de navegador, visualizador, conversor, editor de imagens, incluindo ferramentas para redimensionar, renomear, ajustar cores, redução de olhos vermelhos, criação de logos, gerenciar todas as suas fotografias, comparações entre imagens, transformação de imagens em papel de parede, enviar arquivos por email, ferramenta print screen, criação de slideshow e até um editor semelhante ao Paint.

O programa possui um recurso para localização de pastas permitindo que imagens possam ser rapidamente localizadas por seu intermédio. O aplicativo oferece rápido acesso as informações de imagens contendo um visualizador de thumbnails (miniaturas) onde você pode administrar e ver todas as suas fotos.

ACDSee

ACDSeeO ACDSee é um programa que conta com uma interface amigável para ajudá-lo na visualização de diversos tipos de imagens, suportando formatos como: GIF, JPG, BMP, PSD, TIF e outros. Possui recuros para exibição de miniaturas e basta um duplo clique para que ela seja exibida em seu tamanho normal. Este programa é gratuito para testar durante um período de 30 dias.

Entre as características gerais desta ferramenta, ela possui um mecanismo de busca rápida de imagens que permite a localização delas por nome ou propriedades, por exemplo, permitindo a inclusão de parâmetros como categorias, pasta e palavras-chave. O ACDSee possui uma função para ciração de slideshow com possibilidade de salvar em disco rígido ou gravar para um CD/DVD com interface "clica e arrasta".

Com ele ainda é possível utilizar algumas funções de editor de imagens como procurar imperfeições e corrigindo-as com ferramentas para remoção de olhos vermelhos, aplicação de Zoom, rotação e inversão de imagens, correção de erros, entre outras. Você pode também inserir legendas e frases nas figuras.

O programa conta ainda com ferramentas parar criar um álbum virtual em HTML e criação de protetores de telas baseados em apresentação de slides com suas fotos ou imagens e uma função que permite sincronizar suas pastas de imagens com um disco rígido externo ou rede para evitar perdê-las.

Galeria de Fotos Windows Live 2009

Galeria de Fotos do Windows Live 2009O Galeria de Fotos Windows Live 2009 é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft para gerenciar e compartilhar imagens com facilidade. Ele é bem semelhante ao visualizador de imagens do Windows Vista.

Importante: para instalar o programa é imprescindível estar com todas as atualizações do Windows devidamente feitas. Sem isto, uma série de erros e dificuldades para a instalação ocorrerá.

Com este programa é possível importar fotografias a partir de uma câmera digital, dispensando a necessidde de possuir o software específico para descarregar as imagens. Também há uma função que permite efetuar download de álbuns do Windows Live Space, inclusive em alta resolução.

As imagens são armazenadas em pastas de acordo com a data e hora em que foram transferidas. No caso de álbuns vindos do Windows Live Space, as fotos serão armazenadas por nome, data ou título.

O programa dispõe de alguns recursos de editor de imagens como ajuste de cores, luminosidades, exposições, detalhes, recortes e correção de olhos vermelhos. Outro recurso bem interessante é a possibilidade de criar fotos panorâmicas a partir de uma imagem ou uma sequência.

Ainda há a possibilidade de se criar proteções de tela para seu computador a partir de suas fotos, e opções para o envio de imagens por e-mail, exibição no Windows Live Space ou Flickr.

Além disso, para facilitar a localização de imagens, o programa possui um sistema de busca interna por palavras chave.

ABC Visualizador Jpp

ABC Visualizador JppO ABC Visualizador Jpp é outro visualizador de imagens e fotos super leve, que suporta os formatos: JPG, JPEG, EMF, ICO, WMF, BMP, GIF e GIF Animado. Possui ferramentas de editor de imagem como ajuste de zoom, inversão e rotação de imagens, visualização em tela cheia, tamanho original, catálogo de imagens em tamanho reduzido, montagem de slideshow, ajuste de brilho, contraste, posterização, entre outras. Conta com a vantagem de estar inteiramente no idioma português e possuir recurso para localização rápida de imagens.

Twins Visions

Twins VisionsO Twins Visions é um visualizador e gerenciador de imagens que conta com diversos recursos e uma interface gráfica diferente e muito elegante. Com ele é possível visualizar imagens em uma galeria em terceira dimensão totalmente interativa, organizá-las e editá-las. É um programa que visa atender aos mais variados níveis de usuário, desde iniciantes até os mais experientes com programas do gênero.

Visualizando e aplicando efeitos simples!Este programa possui uma função inteligente para a busca de imagens, monitorando o disco rígido por inteiro e relacionando apenas as pastas e sub-pastas que contêm imagens. Assim, você evita a perda de tempo buscando imagens em pastas onde elas não existem.Uma vez relacionadas, basta um duplo clique sobre a pasta desejada para ela ser lançada na galeria em terceira dimensão.

O grande diferencial deste programa é sua galeria, pois nela não se visualizam apenas miniaturas das imagens, possibilitando um acesso entre as várias pastas agrupadas e em terceira dimensão, com disponibilidade de organizar sua visualização de seis formas diferentes.

A ferramenta de edição do Twins Visions é destinada à aplicação de ajustes, efeitos e correções nas imagens. Ótima para tratar e personalizar fotografias. Praticamente todos os recursos do editor permitem que se definam preferências. Além disso, ele exibe resultado da modificação antes mesmo do efeito, correção ou ajuste ser efetuado. Ao término, pode-se salvar as imagens em JPG, PNG, GIF, TIF e BMP. Para mais comodidade, o programa permite definir um formato como padrão para as atividades posteriores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.