Imagem de: Photoshop: como editar vídeos

Photoshop: como editar vídeos

3 min de leitura
Avatar do autor

Você já se aventurou pelas novas funções do Photoshop CS6? Essa versão do editor de imagens trouxe pela primeira vez um editor de vídeos integrado e de uso fácil — não tão completo a ponto de substituir o Premiere, porém bastante interessante para quem deseja aplicar efeitos rapidamente nos seus vídeos.

É bastante fácil mexer com vídeo no Photoshop, já que ele aceita a maior parte dos formatos audiovisuais e, por também ser da Adobe, permite que você utilize arquivos compatíveis com o famoso editor de maneira mais simples.

Para abrir um vídeo no Photoshop, basta arrastar para a janela do programa, como é feito com as fotografias. Apesar de ser mais focado aos filtros e efeitos, o editor audiovisual do PS também trabalha com a montagem do material, mesmo que de uma forma bem simples.

Corte, junte e monte os seus vídeos

Ferramenta de corte rápido do editor de vídeo do Photosho CS6. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode cortar e juntar partes do vídeo rapidamente. Veja como é fácil: mova o controle de tempo de vídeo até o ponto que deseja cortar e aperte o botão que possui um ícone em forma de tesoura, como é mostrado na imagem acima. Clique em uma das partes e arraste se quiser inserir algo no meio delas, por exemplo.

Quando você faz isso, cria dois segmentos separados e pode, então, adicionar uma transição. Mas lembre-se de que isso não é obrigatório. Se você estiver editando um vídeo e quiser mostrar continuidade entre os trechos, por exemplo, usar um efeito desses não é a melhor saída.

Porém, quando for preciso, você pode usar esse recurso — basta clicar e arrastar a transição desejada para o ponto em que existe o corte entre as cenas. Veja a imagem a seguir para entender como isso funciona:

Para adicionar uma transição, basta clicar e arrastar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A montagem no Photoshop é realmente muito simples, sendo indicada apenas para os casos em que não é necessária muita precisão no resultado. Por exemplo, não existe separação da faixa de áudio e nem a possibilidade de trabalhar com várias trilhas.

Filtros e efeitos

Assim como nas fotografias, o Photoshop permite que você adicione filtros e efeitos nos seus vídeos com apenas alguns cliques. É muito fácil ajustar a cor, a saturação, os níveis e tantos outros atributos do seu material, basta clicar em uma opção do campo “Add an adjustment”.

Adicione ajustes à imagem em novas camadas. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quando isso é feito, uma nova camada de edição é criada automaticamente e você pode fazer as alterações sem se preocupar em estragar o vídeo original: se você não gostar da mudança feita, é possível apagar o layer rapidamente.

Cada uma dessas camadas pode ser ajustada separadamente a qualquer momento, e os seus atributos podem ser modificados. Por exemplo, você pode mudar a opacidade e o modo de exibição dos layers assim como é feito nas fotografias, aumentando ou diminuindo os efeitos que foram criados anteriormente.

Mude a opacidade e o modo de exibição de cada layer individualmente. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você for aplicar um filtro, como o famoso Blur, não se esqueça de duplicar a camada de base para que você consiga também ter o controle desse filtro separadamente depois. Além disso, quando você copia um layer para inserir um efeito, é possível, nesse caso também, mudar a opacidade e modo de exibição dele e trazer bonitos resultados visuais.

Depois de editar, exporte o seu vídeo no formato que você preferir, basta ir até File > Export > Render Video e ajustar as configurações necessárias. É preciso saber qual será o uso do material para escolher a extensão e outros atributos pedidos, porém o formato “QuickTime Movie” é bastante usado, no geral, por ser compatível com vários players.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Photoshop: como editar vídeos