Tira-Dúvidas: vírus na quarentena prejudica o desempenho do PC?

2 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: vírus na quarentena prejudica o desempenho do PC?

Vírus é um assunto místico para muitos usuários, fator que gera várias dúvidas. São tantas pragas, tantas soluções, uma quantidade imensa de softwares antivírus, mas no fim ninguém tem muita certeza se as promessas de remoção dos vírus são cumpridas pelos aplicativos de defesa. A dúvida de hoje é muito interessante e provavelmente é algo que muitos já se perguntaram. Mais uma vez o Baixaki vem para sanar dúvidas diversas, para que você sempre esteja protegido e sabendo o que acontece em seu computador.

A dúvida

“Muitos vírus na quarentena acabam deixando o computador devagar? Isso é perigoso?”

Tauany Teddy

O desempenho pode diminuir sim...

Olá Tauany. Bem, vou explicar por partes, para que você entenda o que acontece exatamente. Quando você coloca um vírus no estado de quarentena, o antivírus não irá deletar o vírus. A quarentena tem como função principal a observação, para que caso ocorra de um vírus muito perigoso infectar os arquivos principais do Windows, seu computador não venha sofrer a perda de dados ou que o sistema pare de funcionar.

Bom, como você pode ver, a quarentena é muito importante e útil na maioria dos casos. Mas será que vários vírus na quarentena afetam o desempenho? A princípio a resposta é não! Todavia, mesmo em quarentena, os vírus podem continuar operando em seu computador. Portanto, imagine o seguinte: se um vírus qualquer pode deixar sua máquina muito lenta, pense no que uma quantidade maior de vírus pode fazer.

Resumindo, se os vírus que estiverem na quarentena forem realmente perigosos, pode ser que seu computador comporte-se como uma tartaruga. Já se eles forem inofensivos, é provável que o computador continue com sua velocidade normal.

É perigoso deixar vários vírus em quarentena?

Com certeza é perigoso, contudo deletar os vírus diretamente não é recomendado, pois como já foi dito, os vírus podem estar impregnados em arquivos importantes do sistema, e se você deletá-los diretamente, é capaz que seu Windows não inicialize ou sofra problemas durante a execução.

Solução

Como é possível perceber, a quarentena é tanto útil como perigosa. Para quem já tem um bom tempo de utilização de antivírus, sabe bem que pesquisar sobre as pragas que estão infectando seu computador é algo fundamental, porque a partir das informações que você obtiver, será possível escolher entre a quarentena e a exclusão do vírus.

Evidentemente, alguns vírus não podem ser apagados, sendo que o antivírus só permite o envio deles para a quarentena. Esses vírus são os mais perigosos, porque eles geralmente estão sendo executando junto com algum processo do Windows. Caso você encontre um vírus desse tipo em seu computador, pesquise logo na internet a respeito dele, para saber os riscos que você está correndo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.