Dicas para identificar janelas fraudulentas nas páginas da web

2 min de leitura
Imagem de: Dicas para identificar janelas fraudulentas nas páginas da web

Ao navegar na internet é comum ser frequentemente surpreendido pelas chatas janelinhas que pulam com publicidade e ofertas “imperdíveis”, os famosos pop ups. Elas aparecem na sua tela de forma automática e sem sua permissão, sobre a janela do seu navegador.

Mas o que muita gente nem desconfia é que uma janela dessas pode trazer uma ameaça ao seu computador. Muitas janelas de pop ups possuem links que podem ser redirecionados a páginas fraudulentas ou instalar algum programa malicioso.

Atualmente, há muitos navegadores e barras de ferramentas que prometem livrar o internauta dos pop ups, mas nem sempre todas as janelas indesejadas são filtradas. Mesmo que o seu navegador bloqueie os pop ups, as mensagens podem aparecer como um alerta do navegador ou piscando dentro de uma página da web.

E o perigo mora na falta de atenção: muitos anúncios mal intencionados são muito parecidos com janelas de alerta do Windows, do Internet Explorer ou do seu programa de visualização de emails.

Estando distraído, você pode acreditar que se trata de um alerta do Windows, clicar no anúncio falso e ter um programa instalado em seu computador. E esse programa pode, por exemplo, ser usado por terceiros para roubar suas senhas ou números de cartão de crédito.

Fique alerta para não ser enganado

Imagine a seguinte situação: você está navegando na internet e de repente surge uma janela piscando em algum canto da sua tela: “Você recebeu 1 nova mensagem !”

Tome cuidado com mensagens enganosas

Estranho, não?

Se você possui algum programa para enviar e receber emails, como o Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird, note que eles não exibem esse tipo de janelas ao receber novas mensagens. E caso você abra seus emails diretamente no navegador, através de um webmail, lembre-se que também não são apresentadas janelas como esta.

Tenha cautela para não cair nesse tipo de golpe

A curiosidade é grande, mas não caia no golpe. Na dúvida, nunca clique no link, prefira checar diretamente sua caixa de entrada de email ou comunicador instantâneo. Você pode instalar sem perceber algum programa malicioso em seu computador ou ser redirecionado para uma página fraudulenta.

Cuidado com supostos prêmios

Ninguém distribui tantos prêmios pela rede

Ao acessar uma página da web, você é surpreendido por uma mensagem luminosa parabenizando-o por ser o visitante número 999999. Poxa, que coincidência, hein?

E a melhor parte, você ganhou um prêmio por isso! Fique alerta! Ninguém sai distribuindo prêmios pela rede, não acredite nesse golpe.

Falta de atenção também é alvo de fraudes

Muitas vezes, quando surge uma janela demandando sobre algum comando, é comum clicarmos em OK ou na opção marcada sem prestarmos atenção no conteúdo da pergunta.

Janela do Firefox pergunta sobre fechamento do navegador

Caso apareça alguma pergunta diferente, é possível que você clique em OK sem prestar atenção e caia num golpe, instalando algum programa indesejado.

Janela pergunta sobre a instalação de suposto software grátis

Um caso de falta de atenção é alvo fácil para este tipo de fraude: perceba que a janela é igual a do navegador, mas possui estranhos erros de português e demanda a instalação de um software que pode ser suspeito.


Fique atento e controle sua curiosidade

Janela da web imita a janela do MSN

Na internet há muitos vírus, programas espiões e ladrões de senhas rolando soltos, esperando por um clique desatento. Pode ser uma janela com uma proposta tentadora ou inocente, ou até mesmo imitando um programa do seu próprio sistema.

Em suma, não clique em tudo o que você vê, pois como já diz o ditado: “a curiosidade matou o gato”. Até mesmo o botão de fechar pode ser malicioso, nesse caso prefira o atalho “Alt+F4”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.