A Philips anunciou nesta semana uma nova tecnologia que pode ajudar você a ficar menos tempo procurando produtos específicos em grandes supermercados. Trata-se de uma combinação de luminárias LED e câmeras frontais de smartphones. Com isso, foi possível criar um sistema de navegação interno que ajuda os clientes a encontrarem as prateleiras que precisam rapidamente.

Basicamente, você pesquisa no app o item que deseja, e ele traça uma rota no seu celular dizendo onde está aquele produto em específico dentro do supermercado. O mesmo pode ser aplicado também para outros tipos de lojas, mas, por enquanto, essa tecnologia é experimental e só está em uso em um hipermercado da rede Carrefour na França.

Que bruxaria é essa?

Basicamente, a novidade funciona através de uma tecnologia chamada VLC, Visible Light Communication ou Comunicação por Luz Visível. Cada luminária LED da Philips instalada no mercado pisca em um padrão que pode ser reconhecido pela câmera frontal do smartphone do cliente. Essa frequência da “piscagem” não consegue ser percebida pelo olho humano, e, por isso, os usuários não se sentem incomodados.

Como cada luminária emite um código de luz distinto, e todas têm sua localização mapeada dentro do mercado, é possível criar referências para prateleiras, seções e produtos. Dessa maneira, o celular pode traçar rotas como se você estivesse utilizando um GPS para supermercados.

Ainda não há informações sobre a possibilidade de a Philips utilizar essa mesma tecnologia em outros supermercados pelo mundo, mas isso parece bastante provável. Com as novas luminárias, o estabelecimento em questão conseguiu cortar em 50% o valor da sua conta de luz. Essa economia de energia deve atrair outros parceiros para a fabricante.

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