Quem passa mais tempo vendo TV tem menos cognição? Estudo diz que sim

1 min de leitura
Imagem de: Quem passa mais tempo vendo TV tem menos cognição? Estudo diz que sim

Um estudo controverso acaba de ser publicado na revista especializada em psiquiatria JAMA Psychiatry. Depois de avaliar mais de 3.000 pessoas por um período de 25 anos — do início de suas fases adultas até o início da meia-idade —, os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas que passam mais tempo em frente à televisão e praticam menos atividades físicas possuem menos habilidades cognitivas.

De acordo com essa correlação, eles levantam a possibilidade de que passar mais tempo com conteúdos multimídia da televisão pode influenciar nos poderes de cognição individuais. O problema é que esse estudo pode apenas levantar hipóteses rasas de um ponto de vista científico, pois adotou uma metodologia pouco recomendada.

Como lembrou o site ArsTechnica, os pesquisadores só fizeram os testes cognitivos no final do estudo. Ou seja: não é possível saber se houve alguma evolução ou regressão; havendo ainda a possibilidade de coincidência nos resultados apontados até o momento.

Mesmo assim, o estudo consegue dar força a uma série de pesquisas anteriores, que já apontavam o alto índice de sedentarismo — não somente ver televisão, mas também praticar pouca atividade física e ser pouco ativo — como um fator que influencia nas habilidades cognitivas.

Você acha que ser sedentário interfere na inteligência das pessoas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.