Exosuit será utilizado pela primeira vez nas profundezas do mar

1 min de leitura
Imagem de: Exosuit será utilizado pela primeira vez nas profundezas do mar
Imagem: Nutco Research

Você já ouviu falar do Exosuit? Trata-se de um traje desenvolvido pela empresa Vancouver’s Nuytco Research, Ltd. para a realização de mergulhos em profundidades de até 1.000 pés (equivalente a 305 metros), suportando pressões superficiais elevadas exercidas pelo ambiente aquático. O resultado deste ambicioso projeto de 600 mil dólares é algo que pode ser facilmente comparado à cobiçada armadura do Homem de Ferro.

O equipamento é composto em grande parte de uma liga de alumínio muito resistente que mede 2 metros de altura e pesa mais de 240 kg (530 libras). Ele permitirá aos cientistas ir mais longe em suas pesquisas para descobrir criaturas desconhecidas que habitam as profundezas extremas, onde a pressão é 30 vezes mais forte que em terra firme.

O Exosuit é equipado com um reservatório de oxigênio capaz de suportar até 50 horas, LEDs para facilitar a visibilidade e um visor inferior que permite ao usuário enxergar as áreas abaixo do peito.

Estreando a Exosuit

A primeira missão deste novo traje tecnológico é a de procurar um mecanismo com mais de 2 mil anos de idade que está localizado nas profundezas da ilha grega Anticítera. Algumas partes deste artefato foram regatadas em 1901, sendo que foram reconhecidas algumas estátuas e uma peça muito semelhante a uma roda de engrenagem.

Esta façanha nunca havia sido realizada devido à falta de equipamentos especializados para conduzir uma exploração arqueológica em Anticítera — nenhum pesquisador conseguiu encontrar mais vestígios da máquina para auxiliar nos estudos. Mas, graças ao Exosuit, este misterioso mecanismo poderá ser desvendado de perto.

Graças às características e à estrutura do Exosuit, será possível pela primeira vez observar as profundezas e encontrar objetos que podem se desintegrar apenas com um movimento brusco.

Imagine só quantas possibilidades de pesquisa além desta primeira serão possíveis nos próximos anos; incontáveis formas de vida e segredos escondidos pelo mar poderão ser encontrados de forma muito segura e eficiente, abrindo espaço para diversas descobertas científicas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.