Cientistas podem descobrir em quem você está pensando

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas podem descobrir em quem você está pensando

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Em alguns filmes ou histórias futuristas, como em “Vingador do Futuro”, o cérebro das pessoas é analisado para que informações ou imagens possam ser capturadas. Você acha que isso é impossível atualmente? Nessa escala, é sim, mas uma pesquisa conduzida por cientistas da Cornell University está trabalhando para mudar esse cenário.

Segundo informações que foram divulgadas pelo site Scientific American, os primeiros resultados desse estudo são bastante promissores. Através do escaneamento do funcionamento do cérebro de voluntários e da análise desses resultados, os cientistas já conseguem descobrir em quem você está pensando.

Não satisfeitos com esse avanço tecnológico, os estudiosos que encabeçam o projeto estão começando a dar passos ainda maiores. Agora, eles querem tentar recriar a imagem que uma pessoa tem de um conhecido, utilizando somente a atividade cerebral do indivíduo como ponto de partida.

Entendendo a sua cabeça

Para chegar aos resultados que eles têm agora, os cientistas da Cornell University trabalharam com 19 voluntários. Cada um deles recebeu uma descrição detalhada de quatro pessoas imaginárias bem diferentes, o que inclui até mesmo os traços de personalidade desses personagens.

Enquanto os voluntários se lembravam dessas descrições, os estudiosos analisaram o funcionamento do cérebro deles através de scanners. Com isso, eles puderam identificar as áreas específicas que foram ativadas pelo órgão, resultando na reconstrução do personagem imaginário que foi descrito para a pessoa.

Possíveis aplicações

Em um futuro próximo, o pessoal da Cornell University vai conseguir entender melhor como as pessoas entendem e pensam sobre o que elas vivem, principalmente em relação aos laços feitos com amigos e familiares, por exemplo.

Dessa maneira, pessoas com distúrbios de interação social, como o autismo, vão poder contar com um atendimento médico e profissional muito melhor — ou seja, é provável que elas possam viver de forma mais integrada do que nos dias de hoje.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.