Psicólogos dizem: 'Muito post sobre academia pode ser sinal de problemas'

1 min de leitura
Imagem de: Psicólogos dizem: 'Muito post sobre academia pode ser sinal de problemas'
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Todo mundo já viu posts no Facebook ou no Instagram que falam sobre academias, levantamento de peso, batate doce, #biiirrll, maromba, treinamento pesado, ficar grande, cheio de hashtags como "#diet #almoçofit #nopainnogain #work #fitness"....

De acordo com alguns cientistas, isso pode ser um péssimo sinal. Pelo menos é o que diz o estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Brunel (Inglaterra). Segundo uma publicação realizada no ScienceDaily, o volume de posts desse tipo está ligado diretamente à presença de problemas psicológicos.

O problema iria desde tendências narcisistas até necessidade de atenção e problemas mais sérios de autoestima. Isso seria similar ao que vemos em outros estudos sobre selfies, mas com diferenças significativas por causa da constante busca pelo corpo perfeito — e possível frustração decorrente disso.

O estudo

A professora-doutora Tara Marshall (líder da pesquisa) falou à publicação: "Pode ser uma grande surpresa que os status de Facebook reflitam traços de personalidade das pessoas. Porém, de toda forma, é importante entender por que as pessoas escrevem suas atualizações sobre alguns assuntos por causa do desejo de recompensas com likes e comentários."

#pesadão #pancada #porrada #ficagrande

Ela também fala sobre as consequências disso para os usuários de redes sociais: "Pessoas que recebem mais likes e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social. Ao mesmo tempo, quem não recebe nada pode se sentir excluído."

Pessoas que recebem mais likes e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social

Agora, o time de Marshall vai estudar como tudo isso é interpretado pelos outros — incluindo a probabilidade de conseguir mais amigos ou perdê-los por causa dos conteúdos postados. Qual é a sua opinião em relação a isso?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.