As redes sociais estão entre nós e vieram para ficar. Sendo assim, não há nenhum problema em dizer que o público (especificamente o brasileiro) curte ficar por dentro de tudo que acontece na rede, e foi por conta disso que a Sprinklr, empresa de consultoria de gestão de redes sociais, foi chamada para fazer um levantamento dos hábitos e costumes tupiniquins no Facebook, no Twitter e no Instagram.
Vale mencionar, os dados que você confere abaixo foram coletados pela ferramenta Scup (que integra o portfólio da Sprinklr) e têm como base pouco mais de 160 milhões (160.244.070 caso curta números mais exatos) de interações e menções na rede durante o ano de 2015. Com base neles, a equipe da empresa conseguiu os resultados a seguir:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Gráfico compara as interações dos usuários no Facebook
Começando com o Facebook, os pesquisadores descobriram que o horário de mais uso durante a semana é entre 11h e 14h (o que possivelmente o torna o melhor parceiro dos que almoçam nesse período). Além disso, ele é mais acessado às terças, quartas e quinta-feiras, e os assuntos populares entre o público são finanças (31%), e-commerce (28%) e varejo (21%).
Na imagem acima, você pode conferir como os usuários investem o seu tempo no Twitter
Já o Twitter pode ser visto como a rede favorita de muitas pessoas às quartas e quintas, das 18h às 22h, e também às quartas e terças, de 21h a 0h. Como aqui há uma limitação de caracteres para as mensagens, muitos enxergam essa como uma segunda tela na qual podem publicar desabafos e opiniões – especialmente sobre futebol e programas de reality show. Seus tópicos mais comentados são finanças (41%), varejo (19%) e e-commerce (18%).
Por fim, a imagem acima mostra como ocorrem as interações com o Instagram
Por fim, temos o Instagram. Aliás, deixamos esse aqui por último não pelo fato de ele ser menos popular, mas sim por conta de um outro ponto no mínimo curioso: ele não possui tantos picos, mas conta com noites de quartas e quintas bem movimentadas entre 20h e 21h, além de seus horários nobres serem entre 11h e 14h e entre 18h e 22h. Quanto aos segmentos com mais publicações, esses são e-commerce (33%), varejo (32%) e beleza e higiene (13%).
...
E você, contribuiu de alguma forma nesses resultados? Qual é o seu horário favorito para utilizar as redes sociais? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores no espaço destinado aos comentários.
Fontes