USB 3.0 garante super velocidade na transferência de dados

1 min de leitura
Imagem de: USB 3.0 garante super velocidade na transferência de dados

Imagine transferir dados em USB com mais qualidade e com uma velocidade bem superior ao que você está acostumado. Saiba que isso já é possível, mas até que essa novidade chegue ao seu PC ainda pode demorar um bom tempo.

Trata-se do USB 3.0, novo formato apresentado nessa semana durante a CES 2010. Sua velocidade pode cruzar facilmente os 200 MB por segundo. Dessa forma, numa simulação, podemos imaginar que para encher um pen drive de 4GB, por exemplo, o usuário precisaria de apenas 20 segundos.

Seu formato é muito similar ao atual, mas o nome ainda pode mudar para SuperSpeed – Super Velocidade, em tradução direta. Outro problema para o a nova tecnologia é a falta de compatibilidade com as anteriores, o que tornaria a popularização um pouco mais lenta.

USB 3.0 ainda irá demorar para chegar ao consumidor.

Embora ele se encaixe perfeitamente nas entradas USBs atuais, não há ganho algum de velocidade quando utilizado em uma entrada 2.0. Nem mesmo as placas-mãe da atualidade têm suporte à nova tecnologia e, por isso, seria preciso esperar toda uma nova geração até que o formato começasse a ser uma real referência. O custo do USB 3.0 também ainda é bem mais alto em relação ao formato anterior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.