Patente da Apple indica sistema de célula de combustível para MacBooks

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Apple indica sistema de célula de combustível para MacBooks
Imagem: IFixIt

Uma nova patente da Apple publicada pelo US Patent and Trademark Office sugere que a empresa de Cupertino estaria trabalhando em uma nota tecnologia que promete aumentar consideravelmente a duração das baterias de seus MacBooks. Segundo o documento, a novidade se basearia em um sistema de célula de combustível quer permitiria que a máquina funcionasse ininterruptamente “por dias ou até mesmo semanas”.

O papel foi publicado pouco após uma companhia britânica que supostamente está trabalhando com a Maçã conseguiu fazer uma bateria de célula de combustível caber dentro de um iPhone 6, energizando o aparelho por cerca de uma semana. Embora a patente mencione apenas um “dispositivo portátil de computação”, tanto o texto quanto as imagens fazem referências ao carregador MagSafe, o que indicia que a novidade está sendo pensada para um MacBook.

Ainda que durem bem mais que as nossas baterias atuais, os sistemas como o do documento em questão necessitam que seu combustível seja reabastecido sempre que se esgotar. Segundo a patente, esse problema seria abordado com o uso de cartuchos removíveis e as opções de materiais usados como fonte de energia poderiam contar com elementos como borohidreto de sódio, hidrocarbonetos, gás de hidrogênio comprimido ou outras opções de compostos químicos.

Para momentos de necessidade

Uma possibilidade de implementação poderia envolver o uso conjunto tanto das baterias atuais quanto das células de combustível. Dessa forma, o MacBooks funcionaria normalmente em ambientes com acesso a eletricidade e consumiria o material de seus cartuchos somente quando fosse necessário usar o dispositivo por longos períodos de tempo e longe de tomadas.

Ainda que a tecnologia pareça bastante interessante, sempre vale ressaltar que as propostas vistas em patentes nem sempre chegam a se tornar tecnologias reais e são implementadas em produtos que atingem o mercado. Mesmo que as células de combustível eventualmente possam chegar aos produtos da Apple, podemos prever que isso ainda deve levar alguns anos para acontecer.

O que você acha da ideia de ter que reabastecer o combustível do seu MacBook para poder utilizá-lo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.