Não é de hoje que a Microsoft vem se esforçando para melhorar o funcionamento dos Live Tiles. Mas que tipo de mudanças esse sistema pode ganhar? Uma extensão de patente recentemente aprovada pelo escritório de patentes norte-americano pode ter acabado de nos dar essa resposta.

A grande novidade trazida por essa extensão são os “Tiles independentes”. Estes são tiles que não ficam ligados diretamente a um aplicativo, mas sim existem apenas para exibir informações específicas ou trazer avisos importantes, de maneira semelhante aos próprios tiles do Windows 8.

Junto dela, tivemos também um tipo de tile que expande na tela quando você deixa seu dedo sobre o ícone, mas sem tocar na tela. Para tal, a ideia é utilizar sensores 3D que analisam a posição do dedo; alternativamente, você poderia ativar o tile simplesmente tocando um canto específico do quadrado.

E que tipos de informações seriam apresentadas nesses itens? O documento da patente dá alguns exemplos. Como a galeria abaixo mostra, teremos notificações de lembretes, novas mensagens e emails, contadores de tempo, avisos para quando algum amigo está online, sugestões de compra e venda... Enfim, são muitas possibilidades.

Os casos acima são apenas alguns exemplos de novos usos para os tiles, vale notar. A adição de um loop infinito para sua lista de tiles, bem como um sistema de perfis que muda a disposição dos aplicativos exibidos de acordo com sua vontade (modos para trabalho ou lazer, digamos), também são algumas das novidades.

É claro que, como no caso de toda e qualquer patente, essas são ideias que podem nunca sair do papel. Mas as chances de que essas adições sejam lançadas são realmente boas: além de muitos rumores indicarem que mudanças como essas devem chegar ao Windows Phone, a própria Microsoft já apresentou algumas novas funcionalidades dos tiles nos últimos tempos. Agora é cruzar os dedos e torcer que a empresa realmente traga essas melhorias.

Cupons de desconto TecMundo: