(Fonte da imagem: Reprodução/Apple Insider)

Depois de dois anos de espera, a Apple conseguiu o registro de uma patente bem interessante para a tecnologia das câmeras digitais que podem ser produzidas no futuro. Trata-se de um sistema capaz de capturar imagens e ter o foco alterado depois desse processo — permitindo que os consumidores mudem o foco das fotografias quando estiverem em algum computador ou aplicativo próprio para isso.

É um sistema similar ao presente nas câmeras Lytro, sendo que a patente descreve tudo isso como um recurso de lente “plenóptica”. Na patente, a Apple cita as câmeras Lytro como uma técnica anterior, mas descreve uma série de diferenças entre os dispositivos — incluindo resoluções possíveis nas capturas e melhorias na qualidade das imagens. A patente da Apple inclui um adaptador móvel que faria a alternância entre modos comum e “refocável”.

A patente foi concedida à empresa agora, mas o processo foi iniciado em 2011. O projeto mostra que as câmeras com o recurso podem ser anexadas aos iPhones de uma maneira similar à que acontece nas lentes inteligentes Sony QX10 e Sony QX100, que podem ser anexadas a smartphones. Ainda não há previsão para a aplicação comercial da tecnologia, mas não é de se duvidar que vejamos algo similar nos próximos anos.

Cupons de desconto TecMundo: