Primeiras impressões: testamos o Outlook para Android e iOS [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: testamos o Outlook para Android e iOS [vídeo]

A Microsoft liberou nesta semana um novo aplicativo para usuários de Android e iOS. Trata-se do Microsoft Outlook, a versão mobile de um dos clientes de email mais populares na atualidade, em especial no Brasil. O dispositivo é compatível não apenas com contas de email da Microsoft, mas contempla também o Gmail, o Yahoo e o iCloud.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Curiosamente, para a surpresa de muitos (e nossa também), o serviço da Microsoft chega às duas plataformas com credenciais que vão deixar você impressionado. Ele consegue, em alguns momentos, ser melhor até mesmo do que o Gmail ou o próprio Mail da Apple. Seria a solução da Microsoft a melhor alternativa para você gerenciar os emails no seu celular?

Visual limpo e transição suave

Se você ainda não testou o aplicativo, recomendamos que você faça o download e confira por conta própria: clique aqui para baixar a versão para Android ou aqui para a versão para iOS. Em português, o software é iniciado com um guia passo a passo para você configurar uma conta de email nele. Outra boa notícia: é possível configurar mais de uma conta no aplicativo.

Depois que tudo estiver pronto, é hora de começar a usar o serviço. Em termos de funcionalidade, as versões de Android e iOS são equivalentes e contam com os mesmos recursos. A diferença está na localização dos menus: no Android, é preciso clicar no canto superior esquerdo para desdobrar um menu de contexto com acesso a mais funcionalidades; no iOS essas opções estão listadas na parte de baixo da tela.

A transição entre ferramentas é bastante suave. Você pode usar o recurso de deslizar para a esquerda para apagar uma mensagem ou deslizar para a direita para agendar o conteúdo para ser visualizado em outro momento. A caixa de entrada é dividida ainda em “mensagens prioritárias” e “outras”. Você pode criar os próprios filtros e acessar apenas o conteúdo que desejar.

Ferramentas integradas

Não são apenas os seus emails que você poderá acessar via Outlook. Há integração ainda com o calendário, de forma que você pode conferir os compromissos listados na sua agenda. Outro item permite que você tenha acesso aos seus arquivos salvos na nuvem, desde que o serviço em questão seja compatível com o seu email. iCloud, Drive e OneDrive estão na lista e é bastante simples acessar qualquer um deles via atalho.

Na guia “Pessoas” você tem acesso à sua lista de contatos. Se você não usa o Outlook (ou o antigo Hotmail) há muito tempo, verá na lista todos aqueles seus amigos que estavam vinculados à sua conta do MSN Messenger. Independente disso, adicionar ou excluir novas pessoas é bastante simples e intuitivo.

Uma alternativa que vale a pena

Inegavelmente, o resultado final do Microsoft Outlook nos deixou surpresos. Não pela qualidade em si do serviço, que desde a renovação do Outlook.com tem se mostrado bastante competente, mas sim pelo fato de que a proposta da Microsoft se mostra mais adequada do que serviços nativos em suas respectivas plataformas, num sinal que talvez os concorrentes precisem rever seus apps para que eles tragam mais recursos para os seus usuários.

O novo Outlook certamente se torna ainda mais interessante para aqueles que utilizam a versão tradicional do serviço no navegador. Será que a Microsoft pode conquistar o coração dos consumidores de outros SOs a partir de um cliente de email? A aposta não é das piores e, acredite, depois de um teste você pode até não migrar, mas há que se reconhecer que há muita qualidade no mais novo app da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.