Recados privados voltam ao Orkut em versão melhorada

2 min de leitura
Imagem de: Recados privados voltam ao Orkut em versão melhorada

Para quem sentia falta de um sistema mais prático de privacidade nos recados do Orkut, a Google inseriu um novo modo de configurar as permissões de quem pode ler suas conversas. Depois de uma tentativa que não agradou em nada os usuários, a empresa voltou atrás e agora disponibiliza um modo muito mais prático de ajuste.

O funcionamento do novo modelo é bastante simples e semelhante ao que já era utilizado no Facebook há algum tempo. Na tela de envio de recados, você seleciona quem vai poder visualizar o scrap por meio de uma pequena opção. É possível tornar a conversa pública, privada ou visível apenas para amigos.

Erros e acertos

Na primeira tentativa de aprimorar a privacidade dos recados, a Google permitiu que todas as mensagens enviadas com o critério “Público” fossem vistas por seus amigos na área de “Atualizações Recentes”. O problema é que essa opção era mantida como padrão do Orkut, o que fez com que muitas pessoas se revoltassem com a exposição de privacidade que isso trouxe.

Novo sistema de privacidade

Desta vez, a companhia ouviu as críticas dos usuários e reestruturou o sistema de permissões de visualizações nos scraps para que sua utilização fique mais simples e evite que novos transtornos aconteçam. Com base naqueles erros, a empresa trouxe os modos de privacidade da maneira que o usuário queria.

A primeira mudança é na configuração padrão, que agora é apenas entre amigos. Isso faz com que só seus contatos em comum possam visualizar a conversa que seja marcada com essa opção, o que torna o conteúdo mais restrito, mas ainda acessível a outros usuários.

Mensagem privada

Além disso, os recados marcados como “Público” deixaram de ser exibidos nas atualizações recentes de seus amigos. Por mais que você selecione a opção para que qualquer pessoa tenha permissão para ver o scrap, isso só pode ser feito na página da pessoa que recebeu.

Outra novidade está em relação a contatos com quem você não tem vínculo. Recados enviados para qualquer pessoa que não seja seu amigo possui o nível privado de exibição, o que faz com que apenas você e ela saibam do que se trata a mensagem.

Orkut

Para agradar a todos

Com isso, a Google espera enfim agradar os usuários que querem maior privacidade em suas mensagens, mas que não ficaram satisfeitos com os recursos adicionados anteriormente. O modelo atual, além de mais simples e prático, não traz o incômodo de publicar sua conversa para seus outros amigos.

E você usuário, o que achou da nova versão dos recados privados do Orkut? Deixe sua opinião e diga o que ainda falta melhorar neste quesito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.