O Orkut continua sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros e, também por isso, é importante manter-se sempre atento às dezenas de ameaças que aparecem constantemente na rede. Neste artigo, o Tecmundo vai dar algumas dicas de como se proteger e também de como remover vírus que eventualmente infectem sua conta.

Nem tudo o que brilha é ouro

A frase acima pode ser perfeitamente aplicada ao Orkut. É muito comum encontrar mensagens que prometem isso e aquilo, desde destravar álbuns bloqueados a ganhar centenas de amigos de uma só vez. As clássicas “fotos do fim de semana” e algumas variações também podem aparecer.

O importante é que, independente da mensagem que acompanha o link, você fique bastante atento para o destino dele. O Orkut já conta com um mecanismo que deixa mais claro quando você clica em algo que vai redirecionar você para uma página externa, portanto, um pouco de atenção é o suficiente para se manter seguro.

Fuja de códigos Javascript!

Atualmente, isso não parece tão comum como já foi um dia, até porque alguns recursos que os Javascripts prometiam, como enviar recados para mais de uma pessoa de uma vez só, já foram adicionados ao Orkut em suas últimas atualizações. Contudo, cautela nunca é demais e uma das recomendações é evitar executar esses comandos que acabam pondo em risco a integridade de seu computador.

Antivírus em dia é só alegria

Outra medida de segurança essencial é manter um bom programa antivírus instalado no computador. E não pode se esquecer de atualizá-lo, pois somente assim o programa está realmente pronto para enfrentar as várias pragas digitais que assolam toda a internet. No Baixaki, você encontra uma boa variedade de aplicativos antivírus gratuitos e pagos para manter o PC protegido.

Removendo vírus do Orkut

Se nem com antivírus você conseguiu acabar com os problemas, a saída é partir para o BankerFix, desenvolvido pelo pessoal do site Linha Defensiva. O programa é uma vacina contra malwares estilo worms e cavalos de troia, que roubam dados como senhas de banco, Orkut, MSN etc.  Essas infecções são chamadas de Banker, e o programa ganhou o nome de BankerFix, pois foi desenvolvido exclusivamente para combatê-las.

Pré-requisito

Clique sobre o botão abaixo para fazer o download do programa BankerFix (174 KB).

Clique para baixar

Faça você mesmo

O processo de funcionamento do BankerFix é bem intuitivo e basta pressionar uma tecla para que ele vasculhe o computador em busca de problemas. Primeiramente, ao executá-lo, encerre todas as demais janelas do sistema, deixando somente o BankerFix aberto.

Vale lembrar que, se o antivírus bloquear o BankerFix, será preciso desativá-lo até que o aplicativo conclua sua ação.

BankerFix

Depois disso, pressione qualquer tecla para iniciar a varredura do sistema atrás de problemas. Ele fechará automaticamente todos os navegadores abertos. Enquanto o BankerFix trabalha, você visualiza a seguinte imagem:

Aguarde...

Ao final, o BankerFix informa se não foram encontrados problemas, se foram encontrados e solucionados ou se não puderam ser removidos da máquina. É possível que ele solicite o reinício da máquina para concluir a remoções necessárias.

Resultado final

Problemas! O que fazer?

Se o BankerFix indicou alguma falha em seu computador, os desenvolvedores do aplicativo recomendam que você altere todas as senhas de banco, email, Orkut, MSN e tudo o mais que foi acessado pela máquina infectada nos últimos tempos. Isso garante que, caso algo tenha sido roubado, não possa ser usado.

Outra recomendação do Linha Defensiva é que os usuários executem o BankerFix periodicamente, afinal novos malwares surgem na internet a todo instante. Os resultados obtidos pelo programa ficam armazenados no arquivo “relatorio.txt”, presente na pasta onde o BankerFix foi instalado.

Cupons de desconto TecMundo: