Como colocar uma playlist de músicas no seu perfil do Orkut

4 min de leitura
Imagem de: Como colocar uma playlist de músicas no seu perfil do Orkut

Apesar do crescimento que o Facebook está desenvolvendo em território canarinho, o Orkut ainda é a rede social mais utilizada no Brasil. O site de relacionamento da Google permite que uma infinidade de aplicativos seja integrada a ele.

Uma das alternativas mais interessantes para aprimorar o seu perfil no Orkut é acrescentar uma playlist com as suas músicas prediletas. Afinal de contas, temos que convir, não há nada melhor que explorar a imensidão da internet ouvindo uma boa música.

Você não sabe como curtir os artistas que fazem sucesso nas rádios diretamente na sua conta? Não se preocupe, pois o Tecmundo ensina seus leitores a incrementar essa rede social com as listas de reprodução dos usuários.

Pré-requisitos

  • Conexão com a internet;
  • Conta ativa no Orkut (caso não possua uma, clique aqui para descobrir como fazer seu cadastro);
  • MixPod.

Caiu na rede

Antes de qualquer iniciativa para demonstrar suas habilidades de DJ, é primordial que você tenha uma conta ativa no Orkut. Se você ainda não possui uma conta na rede social mais popular do Brasil, confira o artigo “Como fazer um Orkut” e crie o seu perfil.

Tirando onda de DJ

Com o seu acesso ao Orkut garantido, você está pronto para iniciar o procedimento e criar suas playlists. O primeiro passo é acessar o site do MixPod. Assim que a página for carregada, clique em “Sign Up” no canto superior direito da tela (1).

Em seguida, preencha os campos solicitados no formulário de cadastro desse serviço (2) e pressione o botão verde “Sign Up” (3). Por padrão, o serviço realiza o login automaticamente. Caso isso não aconteça, clique em “Login” e informe os dados de acesso cadastrados.

Com a autenticação finalizada, pressione o menu “Create Playlist” (4) na barra superior do MixPod. Chegamos ao momento em que você precisa pensar nas canções que deseja adicionar na sua lista de reprodução.

Na área “Search Music”, insira o nome do artista ou da música que você busca no campo em branco (5) e pressione o botão “Search” (6). Ao encontrar a canção desejada, clique no botão com o símbolo “+” ao lado do título (7) para acrescentá-la ao playlist. Repita os passos 5, 6 e 7 até adicionar todos os títulos procurados.

Nessa mesma página, clique na aba “Customize” (8) para personalizar o tocador do serviço. Pelos submenus “Skins” e “Colors & Styles” (9) você consegue aplicar temas diferenciados à lista de reprodução. Adapte as cores e estilos como preferir.

Pressione o link “Settings” (10) para definir as configurações da playlist. Nessa seção, você pode determinar a execução automática (“Autoplay”), a reprodução aleatória (“Shuffle”), a repetição constante (“Loop”), a privacidade (“Public” para que outros usuários ouçam a playlist ou “Private” para que apenas você tenha acesso a ela) e o volume da lista criada (11).

Partimos para a parte final da criação da lista de reprodução. Clique na aba “Save Playlist” (12) e insira um nome para ela (13). Esse é o único campo de preenchimento obrigatório, mas você pode acrescentar uma descrição, selecionar uma categoria e acrescentar palavras-chave (14) para que os outros usuários do serviço possam encontrar a sua lista com mais facilidade. Clique em “Save (get code)” (15) para salvá-la.

Chegou a hora de compartilhar!

Ao realizar o passo anterior, você é redirecionado para a página “Share Your Playlist”. O Orkut não está relacionado entre os sites com destaque. Para compartilhar sua lista com a rede social da Google, clique na opção “Other Sites” (16) e pressione o ícone do Orkut (17).

Feito isso, o MixPod exibirá um código em HTML, o qual será responsável por reproduzir a lista de reprodução. Copie o código apresentado pressionando o botão “Copy” (18). O próximo passo é acessar e logar no Orkut.

Você tem duas opções para adicionar a playlist:

  • A primeira delas é na seção “Sobre”. Para modificá-la, clique no menu “Perfil”, pressione sobre a área citada (19), selecione a opção “HTML” (20), cole o código oferecido pelo MixPod e clique em “Salvar” (21). A vantagem de inserir neste recurso do Orkut é que a playlist será exibida sempre na página principal do seu perfil.

Ampliar

  • A segunda alternativa é postar o código como uma atualização comum no Orkut. Na tela “Início” do seu perfil, clique no campo com a inscrição “Deixe um recado para seus amigos ou poste uma foto, um vídeo ou outro link aqui”, selecione o botão “HTML” (22), cole o código copiado do serviço online e clique em “Postar” (23). O ponto negativo de utilizar esta alternativa é que depois de um tempo, com as suas atualizações na rede social, a lista de reprodução ficará muitas páginas após a tela inicial.

Em ambos os casos, o site de relacionamento pode exigir que você copie uma série de caracteres, o chamado sistema CAPTCHA, com o intuito de verificar se quem está postando é uma pessoa – um mecanismo para combater spams.

Pronto! Agora é só dar o play no tocador adicionado ao seu perfil no Orkut e curtir sua lista de reprodução. Aumente o volume das caixas de som e aproveite o seu mais novo recurso para ouvir as músicas que estão no topo das paradas de sucesso da sua conta nessa rede social.

Ampliar

Vale lembrar que o MixPod possui compatibilidade de compartilhamento com uma enorme lista de sites, blogs, servidores de email e redes sociais – como Facebook, MySpace, Blogger, Tumblr, Twitter, Gmail, Yahoo! Mail, AOL e Windows Live Hotmail. No MixPod, cada serviço possui instruções de como proceder para ter as playlists integradas. Portanto, não existe desculpa para você não disseminar o seu gosto musical por toda a web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.