Mesmo criando diversas pastas e separando os documentos em categorias diferentes, chegará um dia em que não saberá qual é o arquivo que você procura. Além da sua organização pessoal, que tal separar todos os textos, imagens, músicas, vídeos e demais arquivos do seu computador pela sua data de criação? Confira este breve tutorial e nunca mais fique na dúvida.

Pré-requisitos

Tudo que você precisa para fazer isso é do programa Nemo Documents. Baixe e instale a versão mais recente clicando na imagem abaixo:

É comum que o programa demore um bocado durante sua primeira execução. Nemo Documents varre as pastas do seu computador em busca dos arquivos que você criou. Vale lembrar que o processo se repete sempre que você adicionar novos diretórios.

Faça você mesmo

Antes de começar a utilizá-lo, recomendamos que você configure o programa. Clique com o botão direito sobre o ícone do programa na Bandeja do sistema (systray) e entre em “Configurações”.

Dento da aba “Pastas”, aponte para os diretórios onde se encontram os arquivos que você deseja examinar. Da mesma forma, exclua locais na opção “Pastas excluídas” para evitar que o programa perca tempo analisando seu conteúdo.

Caso queira definir os formatos de arquivos reconhecidos pelo programa e o ícone padrão de cada um, escolha suas extensões na aba “Tipo de arquivos”.

Caso possua uma conta no Google Documents, também é possível sincronizar eles pelo programa. Para tal, adicione seu email e senha na aba “Google”. Vale lembrar que, caso faça isso, o programa importa as preferências do seu email e poderá desconfigurar a língua padrão do Nemo Documents.

A partir de então, basta navegar pelas opções de Nemo Documents para encontrar o documento que você procura. Você pode examinar todos os arquivos que foram criados no período de um dia a um ano e ainda visitar datas passadas.

Ampliar

Vale lembrar que Nemo Documents utiliza sempre como base a data de criação do arquivo e não considera o dia em que você o baixou da rede, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo: