(Fonte da imagem: Reprodução/Olhar Digital)

A Anatel acaba de oficializar a penalização da operadora Oi por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta de 2004. A violação do caso já está em discussão há algum tempo: originalmente estipulada em R$ 252,34 milhões em novembro de 2012, o valor vem sendo reanalisado pelo órgão desde que a empresa pediu uma reconsideração no início de 2013.

Segundo o site Valor Econômico, o termo descumprido pela Oi – que teve uma multa final de 216 milhões de reais – tinha relação com a instalação de postos de atendimento para seus clientes. Isso, por consequência, também fez com que a operadora não cumprisse as metas de qualidades previstas nas normas de telefonia fixa.

A mais criticada

Ao que tudo indica, as multas recentemente aplicadas à companhia pela Anatel têm fundamento. Isso porque em 2013 a Oi foi a empresa do ramo que mais recebeu reclamações do público, com um total de 353.307 reclamações acumuladas em telefonia celular e 470.213 em telefonia fixa.

Os números se mostram ainda mais preocupantes quando comparados aos próximos colocados na tabela divulgada no novo portal da Anatel. Enquanto a Claro, com 312.862 reclamações em telefonia celular, chega bem perto dos números da Oi, a GVT atingiu apenas 78.453 reclamações em telefonia fixa em 2013 – uma diferença de seis vezes entre o primeiro e o segundo lugar.

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