Assista a uma cirurgia filmada especificamente para o Oculus Rift

1 min de leitura
Imagem de: Assista a uma cirurgia filmada especificamente para o Oculus Rift
Imagem: Imgur

Na época em que o Kinect foi inicialmente apresentado, o aparelho era um simples dispositivo para ajudar você a jogar. Não é preciso nem dizer que essa ferramenta foi modificada e utilizada para uma infinidade de outras coisas, incluindo aí procedimentos médicos e de diagnóstico. Agora é a vez do Oculus Rift, um aparelho incialmente pensado para gamers que também começou a mostrar suas “utilidades mais nobres”, se assim podemos dizer.

Um grupo de médicos e especialistas em realidade virtual franceses conseguiu realizar a filmagem de uma cirurgia de quadril especialmente projetada para funcionar com o Oculus Rift. O principal propósito dessa experiência foi utilizar esse material (disponível aqui) como ferramenta educacional para jovens cirurgiões em treinamento.

Uma câmera GoPro com dois sensores para criação de uma experiência tridimensional foi montada na cabeça do médico líder da cirurgia e, com isso, ele pôde filmar tudo o que acontecia com muita qualidade de detalhes. A filmagem ainda permite ao espectador interagir com ela de uma forma mais simples. Se a pessoa mover a cabeça para os lados e para frente, é possível dar zoom na imagem ou ver a partir de um ângulo diferente.

A equipe do Dr. Thomas Gregory, o líder da cirurgia, explica que se motivou a criar o material porque, na maior parte das vezes, os cirurgiões em treinamento que ajudam nesse tipo de intervenção não conseguem ficar focados no procedimento em si. Isso acontece porque o ângulo de visão raramente é bom para eles e também por ser necessário desempenhar outros papéis na cirurgia, como manejar equipamento, cuidar de alguma parte do paciente e assim por diante.

Os médicos não dizem quando pretendem publicar material de outros tipos de cirurgia, mas, dada a aceitação, imagina-se que em pouco tempo alguma novidade possa aparecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.