Oculus Rift ganha novo modelo para desenvolvedores

1 min de leitura
Imagem de: Oculus Rift ganha novo modelo para desenvolvedores

(Fonte da imagem: Divulgação/Oculus VR)

O Oculus Rift tem chamado alguma atenção desde seus primeiros movimentos — ainda apadrinhados por John Carmack —, quando chamou novamente a atenção para o potencial da realidade virtual. De lá para cá, o aparato ganhou formas mais definidas, melhorou seu desempenho e, por fim, apresentou o kit de desenvolvimento apelidado de “Crystal Cove”. Bem, eis que uma nova atualização é agora disponibilizada.

Com o nome bastante razoável de “Development Kit 2”, o aparato será vendido pela bagatela de US$ 350, trazendo consigo um visual um tanto mais enxuto — elegante, mesmo — quando comparado ao Crystal Cove. Entre as principais novidades, há agora uma câmera externa focada no rosto, a fim de rastrear os movimentos em profundidade.

Sensores internos, HDMI, USB 2.0 etc.

Já os sensores infravermelhos estão agora ocultados pela carcaça plástica do aparelho, enquanto duas entradas (USB 2.0 e um jack de áudio de oito polegadas) aparecem em posição próxima ao do olho esquerdo. Há também um botão de “power”, um indicativo interessante de que a caixa intermediária entre o gadget e o PC foi removida dos planos originais.

Embora não represente o sonho wireless de muito tech boy, o aparelho também apresenta agora apenas um único fio conectando-o à sua base — o qual se divide em USB e HDMI. Por fim, foram confirmadas também as taxas de atualização de 75 Hz, 72 Hz e 60 Hz — o que não surpreende, mas também não desanima.

(Fonte da imagem: Divulgação/Oculus VR)

E o desempenho?

É verdade que a companhia faz questão de frisar: “Trata-se apenas de um novo kit para desenvolvedores”. Isso, possivelmente, explica a reação um tanto “amarelada” do site engadget, que testou o aparato durante a GDC 2014.

De acordo com o periódico, embora o novo Oculos Rift ganhe alguns pontos em desempenho, os gráficos ainda um tanto imprecisos do “Crystal Cove” ainda estão presentes — sobretudo em razão dos displays OLED de baixa persistência (com resolução de 1080x960).

(Fonte da imagem: Divulgação/Oculus VR)

Resta saber se versão final, quando finalmente for lançada, será capaz de aparar as arestas. Para quem quiser se aventurar com a nova versão preliminar, entretanto, a companhia já disponibilizou a pré-compra do periférico.

(Fonte da imagem: Divulgação/Oculus VR)

É claro que sempre se pode esperar por novidades vindas do front da Sony, que recentemente resolveu entrar na briga da realidade virtual.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.