Técnica criada pela NVIDIA usa LCDs para quadruplicar resolução

1 min de leitura
Imagem de: Técnica criada pela NVIDIA usa LCDs para quadruplicar resolução
Imagem: ExtremeTech

A busca incessante por displays de melhor qualidade e resoluções cada vez maiores não parece que vai chegar ao fim tão cedo. Tecnologias como o 4K e as telas curvas são algumas que tem chamado atenção no momento, mas nada impede que outras novidades tomem suas posições daqui a alguns anos. Porém, a NVIDIA mostrou que mesmo utilizando conceitos simples e uma tecnologia relativamente antiga é possível dar grandes saltos em busca da perfeição.

A companhia conseguiu quadruplicar a resolução e dobrar a taxa atualização dos frames de uma tela utilizando dois painéis de LCD de sete polegadas e 1280x800 pixels. A técnica, chamada de Cascaded Displays (algo como displays em cascata), consiste em empilhar dois LCDs de modo que o de cima não cubra os pontos de emissão de luz da tela, ou seja, as intersecções de pixels. O display é colocado cobrindo apenas um quarto do LCD traseiro.

Esse posicionamento é muito importante pois é ele que oferece esse ganho de qualidade surpreendente, principalmente considerando o método utilizado. Obviamente, para conseguir os resultados, foram necessários a utilização de alguns softwares específicos. A NVIDIA, aparentemente, pretende empregar essa tecnologia em dispositivos como o Oculus Rift, para poder oferecer altas resoluções a preços não muito exorbitantes. Resta-nos aguardar para saber que outras aplicações essa técnica terá para oferecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.