Estudantes desenvolvem mochila laser que cria mapas tridimensionais em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes desenvolvem mochila laser que cria mapas tridimensionais em tempo real

Estudantes da Universidade de Berkeley desenvolveram uma mochila capaz de recriar modelos tridimensionais do interior de qualquer edifício. O time, liderado pela professora Avideh Zakor, desenvolveu um dispositivo equipado com várias câmeras, lasers e sensores de movimento que permitem a captura de imagens em tempo real conforme uma pessoa caminha pelos corredores.

Assim que a mochila é ativada, os lasers começam a analisar o ambiente, enquanto as diversas câmeras tiram fotos das paredes, chão e teto. Todos os dados obtidos são montados de forma automática com o simples pressionar de um botão – o resultado são reproduções fiéis do interior de prédios inteiros, com um nível de detalhamento muito grande.

O time que desenvolveu a mochila é o mesmo responsável pela tecnologia do Google Earth, que mostra visões tridimensionais detalhadas de grandes cidades espalhadas pelo mundo, utilizando como base para captura dispositivos GPS – cuja principal limitação é a incapacidade de capturar imagens internas de edifícios.

Além de acabar com esse obstáculo, permitindo que qualquer pessoa não só veja a estrutura interna como entre em construções para realizar visitas virtuais, o novo dispositivo deve interessar muito à indústria dos jogos eletrônicos, especialmente àquelas especializadas no desenvolvimento de títulos inspirados em localizações reais.

Agora que a tecnologia está pronta, a equipe está focada no desenvolvimento de uma forma mais prática de transportá-la, dispensando o uso de uma mochila pesada. Segundo a professora Avideh Zakor, o time quer obter dispositivos pequenos o bastante para serem carregados em cintos – o ambicioso objetivo final é mapear todos os lugares do mundo, tanto por dentro como por fora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.