Falha de segurança no Google Webmaster Tools permite roubo de contas

1 min de leitura
Imagem de: Falha de segurança no Google Webmaster Tools permite roubo de contas

(Fonte da imagem: Reprodução/Davis Naylor)

Um aviso dado no blog de David Naylor pode estar para deixar muitas empresas preocupadas. De acordo com ele, todas as contas antigas do Google Webmaster Tools – o serviço que controla a maneira como seu site é exibido nos resultados das buscas do Google – estão recebendo novos pedidos de verificação.

O que isso quer dizer? Simples: todos os donos originais das contas podem recuperar o acesso a elas, mesmo quando eles não deveriam. O resultado é que aquele empregado que tinha controle do Webmaster Tools de uma empresa, mas que foi demitido, não vai ter problemas para alterar links, redirecionar URLs ou mesmo desindexar todo o site, por exemplo.

E a situação só piora, segundo Naylor. Até mesmo o Google Analytics está sofrendo do mesmo problema, permitindo que muitas pessoas tenham acesso às informações sigilosas de empresas.

Empresas em perigo?

Até o momento, a Google não se pronunciou sobre a falha, nem parece ter tomado atitudes sobre o ocorrido. Porém, devemos esperar que o problema seja resolvido em breve – até lá, alguns donos de empresas vão torcer para que seus ex-funcionários não sejam vingativos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.