Facebook: tão satisfatório quanto o sexo e a comida?

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: tão satisfatório quanto o sexo e a comida?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site CBS DC, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard concluiu que a sensação de “recompensa” experimentada pelo cérebro quando uma postagem sua é vista, comentada ou curtida pelos seus amigos do Facebook é equivalente à resposta cerebral relacionada ao prazer obtido pela comida e pelo sexo.

Segundo os pesquisadores, as pessoas sentem-se mais à vontade para fazer revelações pessoais através das mídias sociais, algo que também está relacionado a um aumento na produção de dopamina — uma substância ligada à sensação de prazer. Tal aumento estaria relacionado à antecipação de uma recompensa como resultado de alguma postagem sendo visualizada na rede social.

Facebook, comida e sexo

Segundo a publicação, os pesquisadores avaliaram a maneira como as pessoas reagiriam ao ter que decidir se preferiam receber determinada quantidade de dinheiro para responder a algumas perguntas sobre temas aleatórios ou uma recompensa menor para responder a perguntas nas quais teriam que revelar suas opiniões pessoais.

A grande maioria preferiu falar sobre suas vidas, demonstrando, de acordo com os cientistas, que revelar opiniões ou informações pessoais parece desencadear mecanismos neurais e cognitivos associados à sensação de prazer, ou seja, as mesmas sensações primárias de recompensa obtidas através do sexo e da comida.

Fontes: PNAS e CBS

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.