(Fonte da imagem: Reprodução/RSC)

De acordo com uma notícia publicada pelo pessoal do Inovação Tecnológica, uma equipe de pesquisadores franceses e norte-americanos desenvolveu um teclado descartável feito com papel metalizado que poderá reduzir o custo de fabricação de touchpads e permitir que eles sejam incorporados a qualquer tipo de pacote que exija controle ou fiscalização, por exemplo.

Os cientistas utilizaram um papel coberto com uma fina camada de alumínio que, posteriormente, foi revestida por um polímero transparente, transformando o material em uma espécie de touchpad descartável.

Touchpad de papel

Como o teclado de papel é capaz de conduzir eletricidade, os pesquisadores usaram um laser para “desenhar” pequenas interrupções sobre a área condutora, necessárias para criar os capacitores, cada um correspondendo a uma tecla diferente. As teclas foram, então, conectadas a uma fonte externa de energia — uma célula solar, por exemplo — e ao circuito eletrônico capaz de detectar quando são tocadas.

Um dos usos do novo touchpad descartável seria garantir a segurança de encomendas e pacotes, incorporando um código ou senha que controle a abertura da caixa. Outra possibilidade seria o uso desses dispositivos em ambientes médicos esterilizados ou contaminados, também como forma de controle.

Fontes: Inovação Tecnológica e RSC

Cupons de desconto TecMundo: