Depois de semanas de rumores, o HERE Maps da Nokia foi vendido por mais de US$ 3 bilhões para um grupo de fabricantes de carros – o anúncio foi feito pela própria Nokia no site oficial. AUDI AG, BMW Group e Daimler AG formaram um consórcio para comprar o HERE Maps.

O objetivo do HERE Maps é desenvolver um mapeamento preciso e exato, além de proporcionar novas experiências aos motoristas, inclusive para os carros que sejam automatizados. Como existem empresas diversas (como o Google) que estão investindo em projetos de carros inteligentes, as fabricantes de automóveis tradicionais precisam abraçar às novas tecnologias para continuarem competitivas no mercado e desenvolverem os seus próprios sistemas para carros automatizados – algo que exige um serviço de mapeamento perfeito.  

A Nokia está se desfazendo do serviço de mapas para se concentrar em outras áreas, especificamente a Nokia Networks e a Nokia Technologies. De acordo com Rajeev Suri (Presidente e Chefe Executivo da empresa), esse é o último passo para completar a transformação da Nokia e que também abre o caminho para a planejada fusão com a Alcatel-Lucent (como já comentamos aqui no TecMundo). 

Cupons de desconto TecMundo: