Um dia após confirmar que estava interessada na compra da Alcatel-Lucent, a Nokia confirmou que adquiriu a empresa por US$ 16,6 bilhões em ações. Com isso,a  empresa passa a ser a nova dona de sua rival responsável pela fabricação de hardwares e produção de softwares conhecida por seus produtos de baixo custo.

Os termos da negociação foram aprovados pelos quadros de diretores de ambas as companhias, mas a confirmação da compra ainda depende da análise de órgãos regulatórios. A Nokia espera que a aquisição seja totalmente finalizada até a primeira metade de 2016.

Após a compra, cada ação da Alcatel-Lucent vai se transformar em 0,55 ações da Nokia. Com isso, os acionistas da fabricante francesa vão deter um total de 33,5 % da Nokia com o fim da negociação, enquanto os investidores da companhia finlandesa vão deter 66,5% das ações da união entre as duas empresas. A combinação entre as duas fabricantes deve acelerar o desenvolvimento da tecnologia 5G e permitir a elas competir de maneira mais forte contra a Ericsson e a Huawei.

A Nokia também confirmou que está estudando o que fazer com sua divisão responsável pelo sistema HERE Maps, presente em vários dispositivos Lumia. Embora elogiado, o sistema não parece fazer muito sentido quando levamos em consideração o reposicionamento de mercado pelo qual a empresa está passando.

Cupons de desconto TecMundo: