Foi há 150 anos, em 1865, que a Nokia lançou o seu primeiro celular... Bem, é claro que isso não é verdade, mas foi naquele ano que a empresa da Finlândia iniciou suas operações — na época ainda como uma empresa responsável pela extração de celulose de madeira, também produzindo papel e mais tarde partindo para a produção de borracha. Somente na década de 1960 é que a Nokia partiu para o mercado de eletrônicos.

Esse processo foi naturalmente evoluindo até a chegada dos anos 90, quando a fabricante começou a produzir celulares e tornar-se popular em todo o mundo — até a metade da década passada, quando a Nokia começou a perder espaço para as concorrentes Samsung, Apple e LG. De lá para cá, vimos diversos movimentos por parte da finlandesa, mas ainda nada muito grande.

Em 150 anos, diversos cenários foram enfrentados pela companhia e isso pode significar que muito ainda está por vir. Será que ainda veremos a Nokia no topo do mercado? Será que ela conseguirá se reinventar e voltar a ter a glória que teve ao longo desses 150 anos? É o que descobriremos com o tempo, mas a torcida fica sempre aqui.

Cupons de desconto TecMundo: