Nokia estuda métodos de fazer baterias durarem para sempre [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Nokia estuda métodos de fazer baterias durarem para sempre [vídeo]

Publicado na última segunda-feira (7) no YouTube, um vídeo criado pela equipe de Operações de Sustentabilidade da Nokia mostra como a empresa pretende criar um futuro no qual você nunca mais precise se preocupar em conectar smartphones e outros produtos eletrônicos a uma tomada. Para demonstrar como isso é possível, a empresa criou um carregador solar conceitual que funciona mesmo em ambientes internos e em dias nublados.

O produto exibido usa como base o Nokia DC-40, um painel solar portátil que faz parte de um programa-piloto que está sendo testado em mercados selecionados nos últimos 18 meses. O dispositivo tem a forma de um pequeno painel de filme com medida de 165x237 milímetros que pesa 93 gramas e possui dois cabos de recarga. Segundo a fabricante, cada minuto de recarga garante dois minutos de conversação em um smartphone moderno — em condições ideais, uma recarga completa levaria aproximadamente 4 horas para ser realizada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Açç About Symbian)

Segundo o vídeo, não é preciso que o acessório esteja exposto diretamente à luz solar para funcionar corretamente. Além disso, a  empresa afirma que a proposta já se trata de algo realista, visto a diminuição no custo de fabricação de painéis solares testemunhada nos últimos anos.

O vídeo faz parte de uma campanha mais ampla através da qual a Nokia tenta promover iniciativas que promovam a sustentabilidade, o que inclui a mudança de certas políticas de fabricação. Entre os pontos que refletem esse posicionamento está o fato de que a proteção traseira do Lumia 1520 usa como matéria-prima CDs reciclados, prática incomum no mercado de smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.