Novos eletrônicos: Nokia N8

5 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: Nokia N8

Estava demorando, mas finalmente aconteceu! Depois de passar anos empurrando o Symbian s60, a Nokia resolveu colocar um fim nas reclamações dos usuários sobre telas resistivas, falhas de registro de toque e lentidão de resposta – comuns aos aparelhos 5800 XpressMusic e N97 – com um novo modelo de respeito.

O Nokia N8 é o primeiro smartphone da marca finlandesa a rodar no Symbian^3, e também inova os padrões da empresa em outras características. Tela capacitiva com multitouch, 12 megapixels na câmera fotográfica e a grande surpresa: entrada HDMI para enviar conteúdo direto para a TV Full HD.

Especificações

Especificações técnicas do Nokia N8

Quase topo de linha

O Nokia N8 é um telefone certamente respeitável, mas suas configurações não parecem exibir o esperado de um aparelho topo de linha como os normalmente encontrados na N Series. Enquanto HTC e outros fabricantes já utilizam o poderoso processador Snapdragon de 1GHz, no coração de gelo da Finlândia se encontra um modesto ARM Cortex 11 de 680 MHz.

Resta descobrir se isso significa mais um smartphone ainda mais poderoso a ser anunciado em breve pela Nokia, para competir com Motorola Milestone, Google Nexus One e HTC Legend.

Tudo novo

Começando pelo sistema operacional Symbian^3, a lista de novidades do Nokia N8 é vasta. Seguindo o objetivo de “acabar com as câmeras dSLR”, o aparelho carrega uma câmera de 12 megapixels, com lente Carl Zeiss. Como ainda não conseguiu substituir câmeras de verdade, entretanto, o zoom disponível é digital e alcança no máximo 3x de ampliação.

Outra característica relativamente recente dos aparelhos da Nokia se apresenta também no N8: o visual. Mais arrojado do que outros aparelhos da série N, o smartphone empresta dos seus parentes da série C o visual com cores fortes: azul, laranja e verde.

Homescreen do Nokia N8

Acompanhando a tendência lançada pelo iPhone - e encontrada também nos aparelhos Android - o Symbian^3 do nokia N8 oferece a mesma possibilidade de definir diversas homescreens e personalizar cada tela individualmente com widgets.

De olho na multimídia

Integrado de berço com os serviços Ovi – Store, Maps, Social Center e com o Comes With Music em alguns mercados – o N8 parece afastar um pouco o conceito da N Series do “smartphone de trabalho que pode ser usado também para lazer”.

Com memória abundante – 16 GB de armazenagem internos e até 32 GB de expansão através de cartões microSD – e saída HDMI para televisão, o aparelho parece destinado a substituir com classe o 5800 XpressMusic.

Entretenimento mobile

Bons tocadores de MP3 e reprodutores de vídeo são o mínimo esperado de um smartphone hoje, e nesse ponto pode-se esperar uma boa resposta do Nokia N8.

Nokia N8 e suas diversas cores

Como o N8 traz uma tela enorme – com quase 4 polegadas na diagonal – o maior problema da reprodução de vídeo em seus antecessores está resolvido. Para garantir que nenhum usuário sofrerá de falta de conteúdo, além da possibilidade de assistir a vídeos online – YouTube e Vimeo, graças ao suporte para vídeos em Flash – o Nokia N8 também oferece, através da Ovi Store, canais de televisão via web.

Entre os canais já disponíveis estão o National Geographic e a CNN, porém não se sabe se estes também serão transmitidos para o Brasil, ou mesmo se algum canal local entrará na programação.

Produzindo conteúdo

Nokia N8Além do consumo de multimídia – através do Comes With Music e da interface HDMI – o Nokia N8 também oferece várias facilidades para quem produz mídia. Um bom exemplo desse destino é a capacidade de gravação de vídeo a 720p, com suporte para streaming de vídeo direto do telefone.

Para quem deseja aproveitar a câmera de 12 megapixels para fotografar, a grande atração – além da própria câmera – é a possibilidade de explorar o geotagging. Ao guardar os metadados de captura da imagem – também conhecidos como dados EXIF – o GPS embutido no smartphone também registra o local onde a foto foi feita.

Socialização online

Nokia N8O Nokia N8 aproveita sua conexão para manter você informado e presente nas principais redes sociais da web 2.0, seja através do streaming de vídeo em serviços como o Qik ou por atualizações constantes no Facebook e no Twitter.

Enquanto os serviços de redes sociais de texto – Twitter e Facebook especificamente – poderão ser atualizados a partir do Ovi Social Center, outras redes sociais como Orkut, Flickr e YouTube, a julgar pelo que se encontra na Ovi Store hoje, deverão receber aplicativos próprios em questão de pouquíssimo tempo.

Na selva de pedra

A localicação por GPS (apoiado pelo A-GPS que utiliza a própria rede celular ao invés de satélites) do Nokia N8 é garantida pelo Ovi Mapas, programa gratuito que traz mapas de mais de 70 países para o seu celular. Vale lembrar que é recomendado ter um plano de dados para a utilização do aplicativo, já que parte da informação utilizada no Ovi Mapas é obtida em tempo real.

Sincronizando com a nuvem

Quase todo smartphone tem – em maior ou menor grau – interesse no público corporativo. O N8 não foge à regra e para conquistar seu lugar apresenta o sincronismo nativo com o Microsoft Exchange utilizado como gerenciador de emails, contatos e calendários na maioria das grandes empresas.

Porém, até mesmo o mais ocupado dos executivos tem uma vida pessoal, e para garantir que você reserve um tempinho para suas próprias necessidades, é possível também utilizar contas do Gmail, Yahoo! e Hotmail em seu aplicativo de correio eletrônico.

Nokia N8

A possibilidade mais interessante – entretanto – de sincronização online volta às redes sociais, e mais especificamente o Facebook. O calendário do Symbian^3 permite, depois de configurar sua conta, a sincronização entre o seu calendário do smartphone com a agenda de eventos de seu perfil na rede social americana.

O seu aplicativo no N8

Nokia Make My AppPara comemorar o anúncio oficial do Nokia N8, a marca criou o concurso Make my app. Se você tiver uma grande ideia para um aplicativo, basta sugerir à Nokia para desenvolvê-lo!

Os idealizadores dos programas considerados mais realistas e interessantes entre todos os submetidos serão levados a Londres para o Nokia World e verão sua ideia transformada em realidade por programadores profissionais. Além disso, os aplicativos vencedores também serão disponibilizados na Ovi Store.

Porém um programa deve se destacar, e este será premiado com um novíssimo Nokia N8, entregue durante a convenção na capital inglesa. Para saber mais sobre o concurso, acesse o site N8 Make My App (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.