Morreu aos 105 anos Yutaka Katayama, ex-presidente da filial norte-americana da Nissan e idealizador da chamada "linha Z" de carros esportivos. Lançado em outubro de 1969, o Datsun 240Z, o primeiro da linha, chamou a atenção pelo design, performance e o preço relativamente baixo para um produto de luxo.

Katayama se aposentou da Nissan em 1977 e faleceu de insuficiência cardíaca em um hospital de Tóquio, de acordo com o filho Mitsuo. O executivo, cujo apelido era Mr. K, colocou seu nome no Hall da Fama automotivo tanto dos Estados Unidos como do Japão.

Para vender a marca Datsun, nome escolhido pela Nissan para entrar no mercado dos Estados Unidos, Katayama priorizou os serviços de manutenção e cortejou tanto concessionárias como funcionários. Sua personalidade vivaz, incomum para um japonês, ajudou nessa tarefa.

De acordo com a agência de notícias AP, o executivo fez um dos primeiros comerciais em cores de um Datsun, inovando a narrativa no marketing, algo que ainda influencia a indústria automobilística atualmente. Hoje, a linha Z está na sexta geração, com o nome de Nissan 370Z.

Katayama deixa a esposa, Masako, dois filhos, 11 netos e 18 bisnetos.

Cupons de desconto TecMundo: